TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO PARA A REDE DE ESGOTOS

Por:   •  16/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 12

MEMORIAL DESCRITIVO PARA A REDE DE ESGOTOS

  1. INTRODUÇÃO

      O presente memorial apresenta as definições técnicas para a implantação do Sistema de Esgoto Sanitário na área C, do bairro da Penha da cidade do Rio de Janeiro - RJ, estimada para o ano de 2045 com a população de 56.744 habitantes.

      A elaboração do projeto é baseada nos parâmetros e faixas de recomendações para o dimensionamento de unidades componentes de um projeto para um Sistema de Esgotamento Sanitário das seguintes Normas Brasileiras editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

NBR 9648 – Estudo de Concepção de sistemas de Esgoto Sanitário (1986);

NBR 9649 – Projeto de Redes Coletoras de esgoto Sanitário (1986);

NB 568 – Projeto de Interceptores de Esgoto Sanitário (1989);

NB 569 – Projeto de Estações Elevatórias de Esgoto Sanitário (1989);

  1. CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DO BAIRRO

      Com o objetivo reunir no presente projeto todas as informações relevantes para a compreensão e a análise das medidas projetadas, será apresentada em seguida uma síntese dos dados do planejamento básico.

(foto da área do esgoto)

  1. Marco Geral

      Penha é um bairro de classe média e classe média-alta da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,804, o 87º melhor da cidade do Rio de Janeiro. O bairro tem quase 80.000 habitantes e com referência central a Igreja da Penha no alto de uma pedra, área com relevo bastante íngreme.

      Seu desenvolvimento ocorreu em volta ao Cortume Carioca, indústria têxtil instalada na região, nessa parte do bairro o terreno é plano e o bairro é predominantemente residencial, com um centro comercial localizado na Rua dos Romeiros e Plínio de Oliveira la Santa Terezinha.  

  1. Generalidades

      A concepção geral da rede projetada, as soluções técnicas para a coleta e o escoamento dos efluentes foram determinados pelas condições de topografia e hidrografia encontradas na região, correspondendo os traçados adotados a esse critério.

      Para o tratamento do esgoto coletado, será utilizada uma Estação de Tratamento de Esgotos, situada na Avenida Brasil, no cruzamento com a Rua Montevidéo, a qual tem capacidade para absorver a carga do sistema.

  1. Área de Projeto

      O projeto abrange uma parte do bairro da Penha, definido como área 3, pelas ruas: Rua do Couto, Rua Leopoldina Rego, Rua Santa Basilissa, Rua Comte. Vergueiro, Rua Costa Rica, Rua Tenente Araken Batista, Rua Guatemala, Rua Jequiriça, Rua Cuba, Rua Jacurutã e Avenida Brasil.

      O extrato da imagem aérea abaixo mostra os contornos da área de projeto:

[pic 1]

Figura1 - CROQUI DA ÁREA DO PROJETO

  1. Critérios de Projeto

      Os Critérios de Projeto e as definições de dados básicos de projeto que balizam a revisão do dimensionamento hidráulico-sanitário.

      O sistema de esgotamento sanitário projetado é do tipo “Separador Absoluto”, não admitindo o lançamento de efluentes pluviais ou águas subterrâneas captadas de alguma forma ao sistema.

      As contribuições à rede coletora de esgoto sanitário são essencialmente de origem doméstica com possibilidade de lançamento de pequenas quantidades de contribuições do comércio. Eventuais pequenas flutuações em casos isolados serão desconsideradas, baseando-se no fato que geralmente em torno de 90% da vazão total são de origem doméstica, sendo desconsiderado indústria com contribuição expressiva em termos de vazão e/ou carga poluidora ao sistema, o que não é o caso deste projeto.

  1. Parâmetros Hidráulicos de Projeto

      O dimensionamento hidráulico do sistema é baseado no número de habitantes atendidos para o horizonte do projeto e no consumo específico de água por habitante, determinado através do coeficiente de retorno, da geração de esgoto per capita.

Consumo específico de água de:  180l (habitante / dia)

Coeficiente de retorno: c = 0,80

Geração de esgoto per capita de 0,80 x 180  = 144 litros (habitante / dia)

      Em conformidade com as normas vigentes são adotados os seguintes coeficientes:

Coeficiente de consumo máximo diário:        k1        = 1,2

Coeficiente de consumo máximo horário:        k2        = 1,5

      Para efeitos de cálculo no programa de dimensionamento empregado este valor é transformado numa contribuição referenciada à área servida, admitindo-se para tanto uma densidade média de cobertura da rede coletora de 150 m/ha:

qinf  = 0,144 l/s x km x 150 m/ha = 0,0216 l/s por habitante

      Para o critério de declividade mínima admissível, utiliza-se a expressão do item 6.1.4 da NB 14486 I = 0,0035xQi (potência 0,-47).

  1. Vazões

      Com base nos dados populacionais da projeção demográfica para o ano de 2045 e com base na distribuição física da população por bairros e pelos sistemas de esgotamento utilizamos os cálculos abaixo.

  • População no final do plano: Pf = 56.744 hab.
  • Extensão da rede coletora no final do plano: Lf = 11.045,71 m
  • Consumo per capita: q = 180 l/hab.dia
  • Coeficiente de retorno: 0,80
  • Geração de esgoto per capita: 144 litros/habitante/dia
  • Coeficiente do dia de maior consumo: K1 = 1,2
  • Coeficiente da hora de maior consumo: K2 = 1,5
  • Taxa de infiltração: TI = 0,5 l/s x km
  • Diâmetro mínimo: Dmin = 150 mm.
  1. Fórmulas Utilizadas

  • Vazão doméstica fim do plano

[pic 2]  e [pic 3] 

  • Vazão no trecho

[pic 4]

[pic 5]

Como Q1 e Qf > 1,5 l/s adotamos = 3,71 l/s (vazão mínima).

  • Declividade

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

  1. Planejamento Geométrico-Construtivo

      No planejamento geométrico procuramos posicionar as tubulações da rede de esgoto da maneira mais favorável, para que as tubulações acompanhem as declividades naturais do terreno e caminhem no espaço público das vias de trânsito, na medida do possível.

      O projeto foi baseado nos seguintes parâmetros básicos:        

  • Diâmetro mínimo adotado:  DN 150mm.
  • Material das tubulações: Polietileno de Alta Densidade (corrugado externamente e liso internamente) conforme a NBR15561 - Sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgoto sanitário sob pressão e ABPE / E009 – Sistemas Coletores de Esgotos – Tubos corrugados de dupla parede em Polietileno (baseada na norma europeia PrEN 13476-1).

  • Declive mínimo para DN150: 0,0035
  • Relação do aproveitamento hidráulico yo/d: 0,75                
  • Profundidade inicial:1,50 m
  • Recobrimento mínimo na via (desconsiderando exceções localizadas): 0,95m.

  1. Especificações para as Tubulações

      A escolha do material para as tubulações foi baseado na NBR15561 - Sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgoto sanitário sob pressão e na norma européia PrEN 13476-1 Polietileno de Alta Densidade (corrugado externamente e liso internamente) conforme ABPE / E009 – Sistemas Coletores de Esgotos – Tubos corrugados de dupla parede em Polietileno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (486.3 Kb)   docx (154.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com