TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO PARA AS REDES DE ÁGUA E ESGOTO PARA UM LOTEAMENTO

Por:   •  25/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

MEMORIAL DESCRITIVO PARA AS REDES DE ÁGUA E ESGOTO PARA UM LOTEAMENTO

ALESSANDRA ZULIAN

AMANDA BUENO DE LIMA

LORENZA LINDEMAYER STEFANI

MATHEUS AUGUSTO DE BRITO

VIRGÍNIA VIGANÓ

CAXIAS DO SUL

JULHO, 2016

ALESSANDRA ZULIAN

AMANDA BUENO DE LIMA

LORENZA LINDEMAYER STEFANI

MATHEUS AUGUSTO DE BRITO

VIRGÍNIA VIGANÓ

MEMORIAL DESCRITIVO PARA AS REDES DE ÁGUA E ESGOTO PARA UM LOTEAMENTO

Trabalho apresentado como parte dos requisitos para obtenção da aprovação na disciplina de Redes de Água e Esgoto do curso de Engenharia Ambiental.

Orientador: Romualdo Nunes Vanacôr

CAXIAS DO SUL

29 de Julho de 2016.

  1. INTRODUÇÃO

A água constitui-se em elemento essencial à vida. O acesso à água de boa qualidade e em quantidade adequada está diretamente ligado à saúde da população, contribuindo para reduzir a ocorrência de diversas doenças.

        O serviço de abastecimento de água através de rede geral caracteriza-se pela retirada da água bruta da natureza, adequação de sua qualidade, transporte e fornecimento à população através de rede geral de distribuição. Há de se considerar, ainda, formas alternativas de abastecimento das populações (água proveniente de chafarizes, bicas, minas, poços particulares, carros-pipas, cisternas, etc.).

        A oferta de saneamento básico é fundamental em termos de qualidade de vida, pois sua ausência acarreta poluição dos recursos hídricos, trazendo prejuízo à saúde da população, principalmente o aumento da mortalidade infantil.

         O primeiro levantamento nacional sobre saneamento básico no Brasil foi realizado em 1974, através de convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e o IBGE. As informações coletadas pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB 2008 sobre abastecimento de água revelam aspectos relevantes da cobertura deste serviço no País. Dos 5 564 municípios brasileiros existentes em 2008, 5 531 (99,4%) realizavam abastecimento de água por rede geral de distribuição em pelo menos um distrito ou parte dele.

         Para os serviços de esgotamento sanitário pouco mais da metade dos municípios brasileiros (55,2%) dispõem de rede coletora, que é o sistema apropriado7, marca pouco superior à observada na pesquisa anterior, realizada em 2000, que registrava 52,2%. Em 2008, a proporção de municípios com rede de coleta de esgoto foi bem inferior à de municípios com rede geral de distribuição de água (99,4%), manejo de resíduos sólidos (100,0%) e manejos de águas pluviais (94,5%). É importante ressaltar que a estatística de acesso à rede coletora de esgoto refere-se apenas à existência do serviço no município, sem considerar a extensão da rede, a qualidade do atendimento, o número de domicílios atendidos, ou se o esgoto, depois de recolhido, é tratado.

  1. OBJETIVOS

Este projeto tem por objetivo desenvolver o projeto de redes de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, com vistas à atender um loteamento com área residencial e institucional, no que tange em torno do dimensionamento das redes.

  1. PROJETO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL PARA UM LOTEAMENTO

  1. Generalidades:

Trata-se do memorial descritivo do projeto de abastecimento de água potável de um loteamento residencial de interesse social, chamado Morada das Flores, sito na rua Caxias esquina com a rua UCS, Bairro Santo Afonso, na cidade de Vanacôr-RS.

  1. Característica do núcleo:

A área atingida pelo projeto é constituída por 79 lotes, sendo 7 deles de área pública para uso comunitário e de preservação permanente, totalizando 5% do loteamento (Área de 880,29 m²) e uma área de vegetação de 3.794,80m².

  1. Padronização Concessionária Responsável pelo Abastecimento Público:

O projeto de abastecimento de água será feito em rede malhada ou ramificada, com ponto de tomada  na  rede de Ferro Fundido DN 250, localizada na rua Caxias esquina com a rua UCS, tendo como referência para o dimensionamento hidráulico no ponto de tomada a pressão mínima de 35 m.c.a. e pressão máxima de 40 m.c.a. e a cota do terreno no ponto de tomada é 482 metros, sendo este o ponto de cota menor do loteamento.

3.3.1 Dimensionamento:

  • Ocupação:

Conforme diretrizes fornecidas pela Concessionária, considerou-se uma média de 5 pessoas por lote de até 360 m². Para as áreas institucionais 12 pessoas a cada 2.000 m² e lotes maiores a média da área por 360 m². Totalizando 79 lotes com média de 5 habitantes por lote.

  • Consumo per-capita:

Consumo per capita de 250 litros/pessoa.dia e para as áreas institucionais foi considerado 4 habitantes para cada 300 m² de área.

  • Coeficiente de Reforço:

Os coeficientes de reforço são de acordo com a recomendação da Concessionária:

        K1 = 1,3 para o dia de maior consumo;

        K2 = 1,8 para a hora de maior consumo.

  • Cálculo da vazão unitária média:

Em função da diretriz da Concessionária, para definir a quantidade de habitantes no loteamento, obteve-se uma média de 5 pessoas por lote (população total por número de lotes), incluindo a área institucional.

[pic 1]

Onde:

K = coeficientes de Reforço;

N = número de pessoas por lote [pessoas/ lote];

Cq = consumo per capita [litros/ pessoa.dia].

[pic 2]

[pic 3]

  • Perdas de carga:

As perdas de carga foram determinadas com o emprego da fórmula de Hazem – Willians:

[pic 4]

Onde:

J = perda de carga unitária [m/m];

Q = vazão fictícia [m³/s];

C = coeficiente de rugosidade do Ferro Fundido DN 250;

D = diâmetro da tubulação [m].

[pic 5]

Onde:

Hf = perda de carga total [m/m];

J = perda de carga unitária [m/m];

L = comprimento do trecho [m].

  • Método de dimensionamento:

Para o dimensionamento das redes de distribuição adotou-se redes ramificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (610.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com