TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo Sistema De Esgoto

Por:   •  17/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

LEANDRO AUGUSTO APARECIDO DE OLIVEIRA

EDSON RAFAEL DE SOUSA

MEMORIAL DESCRITIVO - SISTEMA DE ESGOTO

[pic 4]

Extrema - MG 2023

                         LEANDRO AUGUSTO APARECIDO DE OLIVEIRA

                              EDSON RAFAEL DE SOUSA

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO PARA OS AÇUDE E BAIRROS DA NAÇÕES

Memorial Descritivo e detalhamento de Cálculo, apresentado para a Disciplina de Sistema de Esgoto da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, como requisito parcial à obtenção de nota da N2.

Extrema – MG

2023

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente memorial descritivo tem por objetivo apresentar as especificações técnicas e as informações típicas, no qual abrange o perfil socioeconômico, a hidrografia, os resíduos sólidos e os sistemas existentes na região entre outros aspectos técnicos, também, engloba os conhecimentos implícitos relacionados a escolha alternativa para um tratamento de esgoto em uma determinada área, conforme demonstrado neste memorial.

  1. HISTÓRIA

Na noite de 17 de março de 1819, o vigário reuniu todos os fiéis que o seguiam na Igreja Matriz. Na manhã seguinte, após a missa, a caravana rumou ao rio Sapucaí. Eles foram os pioneiros da nova matriz, marchando com a missão de fundar uma "nova Itajubá". No dia seguinte, quando todos se dirigiam ao alto do Morro Ibitira, o vigário ficou deslumbrado com o que viu. Não havia necessidade de continuar a viagem. O local onde foram encontrados parecia excelente para a fundação de uma nova vila e sede paroquial. Ali, no meio da clareira aberta pelos exploradores, foram construídos um altar e um cruzeiro, onde o padre Lourenço da Costa Moreira celebrou a primeira missa. Foi sobre esse altar, construído exatamente onde hoje é a igreja paroquial de Nossa Senhora da Soledade, que nasceu a atual cidade de Itajubá, em 19 de março de 1819. Inicialmente chamava-se Povoado de Boa Vista.

Outrossim, em 1848, o povoado passou a se chamar Vila Boa Vista de Itajubá. O município foi criado a partir daí. Em 1911, o povoado passou a se chamar simplesmente Itajubá. Mesmo antes da abolição da escravatura em 1888, todos os proprietários de terras da região libertavam os escravos da região de comum acordo.

Inobstante, Itajubá é conhecida no cenário nacional por sua contribuição ao desenvolvimento do país. Em 23 de novembro de 1913, ali foi instalada uma escola técnica, que hoje é a Universidade Federal de Itajubá. Grandes nomes deixaram

suas famílias tradicionais ou os bancos da atual UNIFEI para servir o país, como o Presidente da República Wenceslau Braz Pereira Gomes, o Vice-Presidente da República Aureliano Chaves, diversos deputados estaduais e federais, entre eles, por exemplo, o ex-Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, Theodomiro Santiago, Luiz Fernando de Azevedo, Euklides Cintra, Laudelino Augusto dos Santos, Ulysses Gomes e muitos outros. Vários ex-alunos da UNIFEI são homenageados e também associados a Itajubá por diversos motivos, incluindo sucesso profissional, contribuição ao país ou envolvimento político.

Dessa maneira, Vital Brasil passou sua primeira infância entre as cidades de Campanha e Itajubá entre 1865 e 1872. Contudo, destaca-se a localização geográfica do município por meio da Figura 1.

[pic 5][pic 6]

Figura 1: Mapa político de Itajubá Fonte: Google Maps, 2023.

Nesse contexto, salienta-se que a empresa concebida para efetuar a fiscalização dos serviços de esgotamento sanitário na cidade de Itajubá foi a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), posicionada na cidade de Belo Horizonte onde sua, tem como intuito contribuir com o desenvolvimento de abastecimento de água tratada e coleta de esgoto sanitário na maioria dos municípios mineiros.

  1. LOCALIZAÇÃO

A vila é privilegiada em termos de localização, não só por fazer parte de uma rede urbana formada por prósperas cidades de médio porte acessíveis pela BR459, mas também por sua posição em relação às principais capitais do sul - região leste.: Belo Horizonte (445 km), São Paulo (261 km), Rio de Janeiro (318 km).

A cidade possui 57 distritos, fazendo divisa ao norte com os municípios de: São José do Alegre e Maria da Fé; a sudeste, Wenceslau Brás e a sudoeste com Piranguçu; a oeste de Piranguinho e a Leste com Delfi Moreira, que tem influência direta em 14 municípios de uma microrregião com população correspondente a 0,47% da população de Minas Gerais.

O país de Itajubá está localizado nas encostas da Mantiqueira e o grupo geográfico é formado pelas seguintes serras principais: Juru, Ano Bom, Goiabal, Lourenço Velho ao norte; Água Limpa e Toledo, a leste; de Pouso Frio ao sul; Morro da Piedade e outras elevações menores a oeste.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO MUNÍCIPIO

O município é constituído pelos distritos da Sede e Lourenço Velho, faz divisa com os municípios de São José do Alegre, Maria da Fé, Wenceslau Braz, Piranguçu, Piranguinho e Delfim Moreira. Desse modo, seu território pertence à bacia hidrográfica do rio Sapucaí e a diretoria está localizada a 22° 26' de latitude sul e 45° 27' de longitude oeste.

  1. CLIMA

Em Itajubá, a estação chuvosa é quase nublada, a estação seca é quase sem nuvens, nesse contexto, o clima é quente durante todo o ano. No entanto, destaca- se que ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 10 °C a 30 °C e raramente fica abaixo de 6 °C ou acima de 34 °C.

Com base na pontuação do turismo, as melhores épocas do ano para visitar Itajubá para atividades de clima quente são do início de abril ao início de junho e do final de julho ao final de setembro. A Figura 2 demonstra o resumo meteorológico para o ano de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (650.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com