TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO – PROJETO INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS – ÁGUA FRIA

Por:   •  16/6/2018  •  Abstract  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 7

MEMORIAL DESCRITIVO – PROJETO INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS – ÁGUA FRIA

DADOS GERAIS

Objeto: Casa Unifamiliar

Tipo de construção: Nova.

Composta por: 3 dormitórios sendo 1 suíte, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, garagem e varanda.

Área Total: 145,00m²

Local do Projeto: Rua Garibaldi, Planalto/RS.

ÁGUA FRIA

DISPOSIÇÕEAS GERAIS

O presente memorial descritivo apresentado no curso de engenharia civil, na disciplina de instalações, tem como forma agregar valor e despertar uma sensibilidade na forma de explicar as instalações descritas em projetos hidrossanitárias, estabelecendo as normas orientando o desenvolvimento da construção das Instalações Hidrossanitárias do Projeto Integrador de uma casa unifamiliar de 145,00m², incluindo aqui os aspectos técnicos e funcionais relacionados ao abastecimento de água fria e instalações de esgoto (etapa futura), deste modo a evitar a duplicidade de informações, o que poderia gerar erros em quantitativos e cálculos.

Além disso, visam permitir o abastecimento de água potável aos diversos pontos de consumo, levando-se em conta, o traçado e dimensionamento, condições favoráveis de vazão e pressão.

NORMAS

O presente projeto atende ás normas vigentes da ABNT para edificações, Leis/Decretos municipais, estaduais e federais. Tais requisitos deverão ser atendidos pelo executor da obra, que também deverá atender o que está indicado nos projetos, devendo o serviço de obedecer ás especificações mais relevantes e que norteiam o serviço desde o projeto de instalações hidrossanitárias até a execução. Assim destacamos:

- NBR 5626 – Instalação de Água Fria.

- NBR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de trabalho.

- NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução.

- NBR 5688 – Sistemas prediais de água pluvial esgoto sanitário e ventilação – tubos e conexões.

- NBR 10844 – Instalações prediais de água pluviais.

ABASTECIMENTO

O abastecimento obedece um sistema de ponto de consumo a partir do reservatório superior, sendo este de fibra, da marca AMANCO com capacidade de 1.000L (mil litros). Será composto por de tubulação barilete, extravasor e limpeza, obedecendo as disposições e diâmetros indicados em planta. A tampa, por sua vez, terá fechamento hermétrico (inteiramente tapado, de maneira a impedir a passagem de ar.)

ÁGUA POTÁVEL

ALIMENTAÇÃO

No que diz respeito a fonte de abastecimento do local das instalações, a mesma será disponibilizada pela empresa CORSAN -Companhia Rio-grandense de Saneamento do Rio Grande do Sul – até o hidrômetro a ser instalado, com nicho próprio, junto ao alimentador predial da Rua Garibaldi, Planalto/RS.

A caixa de proteção e o cavalete do hidrômetro será executada pelo construtor em alvenaria, de acordo com detalhes contidos no projeto hidrossanitário.

Do hidrômetro partirá uma canalização, dotada de registro gaveta, até o reservatório, localizado na parte de cima do banheiro social da edificação.

DISTRIBUIÇÃO

A saída de água para os demais pontos de distribuição ramificadas d’água será de registro esfera e formarão o barilete. Do barilete deverá vir um ramal de alimentação para a coluna da piá da cozinha, que será alimentado por gravidade, outro para o banheiro privativo da suíte, alimentado por gravidade, para banheiro social e área de serviço, ambos também alimentados por gravidade, exceto alimentador principal vindo da rua, este será por Ábaco.

O diâmetro inicial da coluna e suas reduções foram calculadas levando-se em conta as perdas de carga, vazão de cada aparelho e a possibilidade de uso continuo na hora de maior consumo.

Os ramais direcionados para cozinha, banheiro privativo, banheiro social e área de serviço, possuirão registro gaveta, conforme projeto, para permitir o seu isolamento da rede, quando necessário.

Toda a tubulação de água fria de consumo, será executada em PVC classe 15.A.

SUB-RAMAIS

Os sub-ramais que alimentarão os pontos do banheiro privativo, banheiro social e cozinha serão em PVC Ø25mm, exceto área de serviço com PVC Ø25mm.

LIGAÇÃO DOS APARELHOS

As torneiras dos lavatórios e as esperas para caixas de descarga acopladas aos vasos sanitários serão conectados as respectivas esperas, com ligações flexíveis cromadas Ø ½”, bem como as torneiras serão ligadas diretamente as suas respectivas esperas.

RESERVATÓRIOS

O reservatório será de fibra, com capacidade de reserva de 2.000L (dois mil litros.). Na entrada do reservatório haverá um registro de esfera torneira boia de modo a garantir o volume.

A tubulação de limpeza será dotada de registro de esfera e será conectada as respectivas calhas pluviais de onde será levado à rede pública, atendendo a demanda contida na construção a ser desenvolvida estas instalações.

Entretanto, para manter sempre a boa qualidade da água que será consumida, é muito importante que se tome alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza da caixa-d'água.

É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças e infecções, com água sanitária, deixando as bordas e paredes de forma visivelmente limpas, sendo assim, adotando todas as medidas cabíveis descritas atenciosamente pelas normas de saúde.

ÁGUA QUENTE

DISPOSIÇÕEAS GERAIS

        A instalação do equipamento solar é extremamente importante para o seu bom funcionamento, sendo indispensável uma orientação técnica especializada, para a sua execução. A placa coletora é a responsável pela captação da energia solar, sendo o principal componente do equipamento. Em sua instalação, devem-se evitar locais sujeitos a sombreamento, viabilizar sua orientação para o norte geográfico e inclina-lo adequadamente, conforme a latitude local e o período de maior utilização do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (281.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com