TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO COMO PROBLEMA INDIVIDUAL

Tese: MOTIVAÇÃO COMO PROBLEMA INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Tanto os behavioristas, quanto os cognitivistas, desenvolveram uma teoria na qual a motivação fundameA importância do trabalho vai muito além das necessidades do capital, pois envolve também as necessidades humanas individuais. Através do seu trabalho, o homem não apenas produz bens individuais e coletivos, os quais promovem o desenvolvimento pessoal, familiar e de uma nação, mas também passa a desempenhar influência plena sobre o indivíduo e sua relação com o meio em que vive. É a relação de compra e venda da força de trabalho a responsável pela estruturação do nível sócio-pessoal do trabalhador, determinando seus rendimentos, maneiras de diversão, horários de trabalho, local onde executa suas atividades, círculo de amizades, sua satisfação com as atividades desenvolvidas, suas recompensas, direitos e deveres.

O trabalho é indispensável à existência do homem, já que ele é o setor essencial da realização do homem e da formação da sociedade. Ele é uma ação humanizada exercida num contexto social, que sofre influências oriundas de distintas fontes, o que resulta numa ação recíproca entre o trabalhador e os meios de produção. Além disso, o trabalho é uma fonte de prazer e satisfação e está relacionado com as expectativas de progresso e desenvolvimento pessoal. Visto como um desafio, o trabalho é uma forma de auto-realização. Por fim, é o trabalho uma fonte de sobrevivência.

A MOTIVAÇÃO COMO PROBLEMA INDIVIDUAL

Dentro de uma Organização é preciso saber como gerir a motivação de cada colaborador, pois suas necessidades individuais são diferentes, é preciso estimulá-los para que eles vejam como suas ações auxiliam no coletivo e são importantes para concretizar os objetivos da empresa.

É importante ressaltar que não há como impor a motivação, pois ela esta ligada ao desejo de impactar positivamente. Nas empresas, podemos observar o contexto motivacional em diversas ações, principalmente nas que se relacionam às intenções das corporações: são expressas como metas, programas de reconhecimento, programas de liderança, ou endomarketing, por exemplo.

Por meio das conquistas individuais de cada funcionário, a Organização pode alcançar suas finalidades e transformar a motivação individual em fonte de motivação coletiva, garantindo assim um bom desempenho da empresa e um maior comprometimento dos funcionários.

MOTIVAÇÃO E HENODISMO

O hedonismo, enquanto doutrina teórica teve grande influência sobre a psicologia da motivação. Assim, a maior parte das teorias parte do princípio de que a ação humana é, sobretudo, motivada pela busca ativa de situações positivas (prazer) e pela evitação de situações negativas (dor). As teorias que afirmam que o ser humano busca a homeostase, ou seja, o equilíbrio provocado pela resolução de tensões internas - como é o caso das teorias das pulsões - são teorias hedonistas. Exceção a essa regra são as teorias que ligam a motivação à atribuição. Tais teorias vêem o ser humano como uma espécie de pequeno cientista, que deseja compreender o mundo em que vive. Nesse processo ele gera teorias a respeito da causa dos fenômenos observados, sobretudo do comportamento, tanto o alheio quanto o próprio. O comportamento real depende de como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com