TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS - CRIAÇÃO DE VALOR - SUSTENTABILIDADE

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Estratégia / Manufatura: PROPÓSITO - MODELOS   MENTAIS - RECURSOS - MUDANÇAS - CRIAÇÃO DE VALOR - SUSTENTABILIDADE
Estratégia  empresarial:  Conjunto de medidas competitivas dentro de uma abordagem  empresarial e comercial. Busca atingir o melhor desempenho organizacional. É um planejamento para destacar as forças da empresa e  desenvolver diferencial. São planos, objetivos, metas, propósitos e diretrizes que determinam o caminho a ser percorrido pela empresa.
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA   (Michael Porter)
o principal foco das organizações, atualmente, não deve ser o crescimento do faturamento, mas a estratégia em si. “Ela é mais importante do que qualquer projeção de crescimento de mercado”,
Missão: É o objetivo fundamental de uma organização, pois traduz a finalidade, PROPÓSITO da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais.
Visão: É o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após decidir "para onde pretende ir ONDE QUER CHEGAR".
Valores: Conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar as diretrizes e a cultura organizacional Os valores representam um conjunto de princípios que informam como as pessoas devem reger seus comportamentos na empresa.
Objetivos:  Os objetivos traduzem os resultados essenciais a serem atingidos pela organização no cumprimento da sua missão. Devem seguir em busca da visão. São resultados qualitativos ou quantitativos que a empresa pretende alcançar num determinado período.
Objetivos: Os objetivos são definidos de forma concreta e devem apresentar determinadas características que totalizam cinco e formam o anagrama (SMART): specific (específico), measurable (mensuráveis), achievable (alcançáveis), realistics (realistas) e time bound (temporais).
Desdobramentos da Estratégia: Estratégia refere-se aos planos de alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. ( WRIGHT; KROLL; PARNELL )
Princípios da Estratégia de Manufatura: A função de um gerente de manufatura não se trata somente de seu conhecimento da operação da manufatura, mas também é tratar de melhorá-la em uma forma continua, atingindo a estratégia planejada pela empresa/organização. Para atingir este objetivo Formular a Estratégia de Manufatura.
Dispersão: Gerentes e colaboradores  são fundamentais, porém estão geograficamente espalhados nas diversas áreas e fábricas da empresa.
Desvio de atenção: Não deve-se perder o foco. Gerentes não permitem que sua atenção seja desviada, a não ser por períodos muito curtos.
Inércia de Recursos Operacionais: Não alteram seus recursos operacionais a não ser por um motivo muito bom, isto é, “porque mudar?”.
PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção: O planejamento, programação e controle da produção é uma área de decisão da manufatura, planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, o objetivo de gerar bens e serviços. Recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, maneiras de produzir, capacidade produtiva, onde essas informações são transformadas em ordens de fabricação.
ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: Competitividade está relacionada às fontes de prosperidade de cada empresa. A produtividade depende diretamente da quantidade produzida e do valor dos produtos e serviços ofertados. A produtividade é entendida como a eficácia e eficiência que são utilizados os recursos organizacionais. >  produtividade  >  competividade  >  crescimento.
Posicionamento Estratégico: Esse deve ser a visão e o resultado de um processo de raciocínio onde são abordados o domínio das ondas de choque, a exploração de tendências e oportunidades, gestão de acontecimentos e criação como o acompanhamento de indicadores. A vantagem estratégica e competitiva em manufatura significa superar seus concorrentes e surpreendê-los. Cinco forças competitivas: Concorrentes – Ingressantes – Fornecedores – Compradores/clientes – Substitutos.
O modelo prático do “cone de areia”
- Fazer certo  =  vantagem de qualidade
- Fazer rápido =  vantagem de velocidade
- Fazer pontualmente  =  vantagem de confiabilidade
- Mudar o que está sendo feito  =  vantagem de flexibilidade
- Fazer ao menor preço  =  vantagem de custo
Esse modelo considera os aspectos internos e externos dos cincos objetivos
de desempenho da estratégia de manufatura:
qualidade - velocidade - confiabilidade - flexibilidade  - custos
Fases ambiente competitivo:
Custos:
Uma empresa considerada de excelência buscava a redução de seus custos.
Qualidade: A inserção dos produtos japoneses no mercado global, com qualidade assegurada e sem aumento de custos dos produtos
Tempo: Fato como o lançamento de novos produtos no mercado obriga as empresas a se estruturarem bem na dimensão tempo, Investimentos em P&D.
Flexibilidade: É a capacidade de adaptar-se às mudanças, que podem ocorrer seja na demanda, no fornecimento, no processo produtivo.
Dimensões e Prioridades Competitivas, Flexibilidade: É a capacidade de adaptar-se às mudanças, Inovação: Habilidade de fazer mudanças e de usar a criatividade, Tempo: Pode se relacionar com o desenvolvimento de projetos, de novos produtos ou com produção propriamente dita da manufatura. Credibilidade: De entrega visando a redução de estoques.
05 Requesito básicos para o abastecimento: Preço, Quantidade, Qualidade, Prazo de entrega, Condições de Pagamento
O que e estoque: e todo qualquer produto para utilizar futuros. Tipos são, Materiaprima produto em processo, produtos acabados, suplementos. Vantagens de estoque: Garantir o abastecimento, ganho financeiro, viabilidade de execução, atendimento rápido. Custo de Estoque: custo pedir, Custo manter, Custo total a soma dos dois custos. Propósito de constituir estoque: Classificação da função estoque, Antecipação e uma demanda futura ex; Páscoa. Estoque em transito: Que esta em movimento, ex; Navio. Estoque de lote: Volume do lote a onde passa ser beneficiado desconto ou custo.
3 fatores fundamentais produtivos:  natureza, capital, trabalho.[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com