TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia E Microeconomia

Artigo: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o propósito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estímulo de consumo.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

Microeconomia - Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõem a economia -- consumidores privados, famílias, empresas comerciais, industriais e de serviços, trabalhadores, produtores de bens ou serviços particulares -- agem e reagem umas com as outras: surgida no final da década de 30, quando também se criou a macroeconomia, apresenta uma visão ‘microscópica’ dos fenômenos econômicos, englobando a chamada teoria do consumidor (análise da intenção dos indivíduos de apropriarem determinada quantidade de bens para satisfazer ao máximo suas necessidades), a teoria da produção, do custo e do rendimento (enfoque do empresário, que procura combinar os fatores de produção a fim de maximizar os lucros) e a teoria de preços (formados no mercado pela combinação das intenções dos consumidores com as disponibilidades oferecidas pelos empresários): os preços relativos -- e sua determinação. A Microeconomia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou industria se prefe. Lida com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar, a quantidade do bem que a industria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). Trata do estudo dos monopólios, oligopólios, monopsônios, concorrência perfeita. Teoria dos Jogos. Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado, por exemplo, e por falar em mercado, esse é um dos pilares do estudo da microeconomia. Macroeconomia - Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional; o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e os investimentos totais, ou seja, a totalização dos aspectos individuais analisados na microeconomia.

A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

INFLAÇÃO (O termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar, em economia, é um conceito que designa o aumento continuado ou generalizado dos preços dos bens ou serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda local cai). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia, como por exemplo. ( G1.GLOBO.COM - A Região Metropolitana de Curitiba teve a segunda maior inflação do Brasil em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial por ser usado como base para as metas do governo, ficou em 0,42%, acima da média nacional – de 0,24%. O índice, contudo, mostra uma leve desaceleração da inflação em relação ao mês de julho, quando a Região de Curitiba teve inflação de 0,48%. A pesquisa mostra que o setor que puxou o IPCA para cima em agosto foi o de Artigos de Residência, com aumento de 1,54%. Os setores de Habitação e Transportes também tiveram altas acima da média, com 0,68% cada. Alimentações e Bebidas (0,24%), Despesas Pessoais (0,20%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,11%), e Vestuário (0,10%) também registraram aumento no período. No ano de 2013, o acumulado da inflação chegou a 3,35% na Região de Curitiba, pouco abaixo da média nacional – 3,43%. Nos últimos 12 meses o índice é de 6,07%, abaixo dos 6,09% do Brasil. O IBGE disponibilizou ainda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que se refere às famílias com rendimento entre um e cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado. Não diferente, neste caso, Curitiba também apresentou o segundo maior índice, 0,36%).

O consumidor brasileiro sempre perde com a alta da inflação, pois, seu salário as vezes não consegue acompanhar a alta dos preços, assim sendo ele deixa de comprar alguns produtos/serviços ou substitui por outros produtos/serviços similares com menor preço.

TAXA DE JUROS (Taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com