TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Trabalho Universitário: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

[pic]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual

1. INTRODUÇÃO

As empresas, por serem um organismo que envolve pessoas, capital e gerenciamento, devem manter um conhecimento adequado dessas características que as permeiam. Como é importante saber sobre a economia, relação interpessoal, gerenciamento humano e teorias administrativas, cabe as empresas aprofundar-se nessas características para um melhor rendimento e ganho financeiro. Diante dessa realidade, este trabalho teve como objetivo avalaiar a gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual, abordando ainda as teorias administrativas, relações interpessoais, desenvolvimento humano e análise econômica e social.

As teorias administrativas são importantes também para o aumento da produtividade e a satisfação dos empregados em uma determinada empresa. Garante dessa forma, atenção especial às relaçoes humanas e aumentando suas motivações. Essas teorias adminstrativas contribuem de forma positiva para o bom gerenciamento empresarial, garantindo boa comunicação entre funcionários e demais setores, ótima produção e retorno econômico.

Não existe uma regra básica, nem muito menos um padrão de observância das empresas atuais quanto as teorias administrativas. Todas essas teorias contribuem de alguma forma no gerenciamento atual, mas será citada a seguir as duas mais usadas hoje em dia.

Como exemplo, a Teoria X e Y, desenvolvida por Douglas McGregor, enquadra-se perfeitamenteno contexto atual, pois faz uma abordagem tanto conservadora como moderna. Hoje, principalmente em grandes empresas, as pessoas são motivadas pelo ambiente, ou seja, pelas condições oferecidas no trabalho, como seu salário ou qualquer outro auxílio, regras, punições e principalmente elogios. Isso faz com que a pessoa tenho um ganho motivacional e consequentemente a produtividade aumentará. Outra abordagem dessa teoria, está ligado à natureza humana ou suas qualidades competencias, como criatividade e espírito de liderança e iniciatividade, fazendo dessa forma o ambiente de trabalho mais harmonioso e divertido (KOETZ, 2009).

A Teoria Clássica, desenvolvida por Henry Fayol, caracteriza-se pelo foco na estrutura das organizações, pela visão do “homem econômico” e a busca da máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com