TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mancais

Pesquisas Acadêmicas: Mancais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Lubrificação de Equipamentos

Introdução

A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido. Nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido.

Desenvolvimento

Além dessa redução do atrito, outros objetivos são alcançados com a lubrificação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente: · menor dissipação de energia na forma de calor; · redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera; · redução da corrosão; · redução de vibrações e ruídos; · redução do desgaste.

Lubrificação em Mancais

O mancal não consiste apenas de rolamentos. Inclui outros componentes associados como o eixo e a caixa. O lubrificante desempenha uma função importante no arranjo de rolamentos porque evita o desgaste e protege contra a corrosão para que os rolamentos possam apresentar máxima performance. Nesse contexto, o vedante é vital para a limpeza do lubrificante, com um efeito profundo na vida útil do rolamento.

Numa selagem perfeita dos mancais, a água não entraria em contato com a graxa lubrificante. Na prática, porém, o sistema nem sempre consegue ser eficiente. Nesse momento, o diferencial que existe para garantir que não ocorra uma falha de lubrificação é utilizar um produto que se adeque às condições de operação.

No caso de uma selagem deficiente, a graxa é utilizada em condições não previstas pelo projeto, podendo assim se misturar com a água e apresentar partes com um aspecto leitoso ou com uma coloração mais clara do que em condições normais.

Para uma lubrificação ideal, a água não deve se manter emulsificada na graxa. Quando isso ocorre, há diversos danos possíveis no processo de lubrificação e para o rolamento, entre eles:

-Rompimento da película lubrificante entre o elemento rolante e a pista, podendo provocar desgaste metálico prematuro;

- Corrosão das partes metálicas, o que, em estágios avançados, poderá causar cavidades nas pistas e outros elementos;

- As partículas de ferrugem formadas normalmente são abrasivas e a abrasão vai expor o metal intacto à água, ocasionando um novo ponto de corrosão;

- Aceleração da taxa de oxidação dos componentes da graxa.

Lubrificação em Guias

As guias e mesas das máquinas operatrizes devem permitir deslizamentos suaves dos carros e porta-ferramentas, mesmo após paralisações noturnas ou prolongados finais de semana. Guias e barramentos – utilizam óleos lubrificantes contendo aditivos de adesividade e inibidores de oxidação e corrosão, com número de viscosidade S 1000 (ASTM). Esses óleos são formulados a partir de básicos selecionados, enriquecidos com agentes de oleosidade, extrema pressão e adesividade, o que assegura operações dos carros sem trepidação, característica indispensável as usinagens de precisão.

Lubrificação de engrenagens fechadas

A completa separação das superfícies dos dentes das engrenagens durante o engrenamento implica presença de uma película de óleo de espessura suficiente para que as saliências microscópicas destas superfícies não se toquem. O óleo é aplicado às engrenagens fechadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com