TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Proteus

Dissertações: Manual Proteus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Este trabalho tem a finalidade de explicar e detalhar os passos de como se criar um circuito utilizando o programa Proteus – ISIS e ARES e as suas ferramentas. Em passo a passo, irei exemplificar as utilidades do Proteus e as suas ferramentas.

Começando com o Isis exemplificando o uso da biblioteca e a captação dos componentes até a montagem final no Ares.

O que é o Proteus?

Proteus é um software que tem como uma de suas funções, através da ferramenta Isis, utilizar símbolos representativos de componentes, para realizar simulações de funcionamento sem o risco de ocasionar danos, por isso ele é muito indicado para estudantes da área da Eletrônica.

Através do Ares, é possível desenvolver o circuito de placas e imprimí-lo.

Desenvolvimento:

1ª Parte: Isis.

Depois de instalado corretamente o Proteus, o primeiro programa a ser utilizado deve ser o Isis, pois através dele é que iremos selecionar os componentes do circuito, montar e simular o funcionamento do mesmo no nosso computador, para somente depois passarmos para o Ares, onde o circuito será impresso.

Tela inicial, ou área de trabalho do Isis.

Depois de aberto o Isis é preciso selecionar os componentes com os quais desejamos trabalhar. Para isso primeiro precisamos clicar no ícone componente e na letra P para que seja aberta a janela da biblioteca.

Biblioteca do Proteus.

Depois de aberta a biblioteca, deve-se procurar o componente que iremos utilizar. Existem dois modos de fazer isso: através da pesquisa, colocando o nome do componente que necessitamos como palavra chave; ou, usando as categorias e depois as subcategorias para identificar o componente que precisamos.

No exemplo foi utilizado um capacitor, da subcategoria Generic, do tipo eletrolytic.

À direita da tela, observa-se um preview da imagem do capacitor e o PCB Preview que é como ele irá ser mostrado no Ares.

Depois de selecionados todos os componentes que devemos utilizar através da biblioteca (é importante escolher os componentes corretos para que a simulação do programa funcione corretamente), devemos selecionar eles na listagem e depois desenhá-los nos respectivos lugares da placa, fazendo as ligações corretas (sem deixar nenhuma linha ou fio sobrepor o outro).

Depois de finalizado o circuito com o Isis é possível testá-lo através do botão Play na parte inferior do programa.

Após testado o circuito devemos passar para o Ares, onde o circuito deverá ser remontado e imprimido.

Clicando no botão Ares na barra de ferramentas, os componentes utilizados para a confecção do circuito no Isis são transferidos automaticamente para o Ares, poupando trabalho.

Área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com