TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual bomba de calor com energia renovável

Por:   •  28/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


Sumário

FUNCIONAMENTO        2

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA        2

CONDIÇÕES QUÍMICAS DA ÁGUA        5

INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO        6

Localização        6

Instalação hidráulica        7

Instalação elétrica        8

Limpeza do equipamento        11

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS        11

A unidade está funcionando, mas não aquece        12

A unidade não funciona        13

Condensação parece excessiva        14

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS        14


FUNCIONAMENTO

O funcionamento de uma bomba de calor consiste basicamente em retirar o calor do ar e transferi-lo ao gás refrigerante com o auxílio do evaporador. O calor retirado do ar é agregado o calor dissipado pelo compressor e transferido à água pelo condensador. Para facilitar o entendimento de seu funcionamento, podemos fazer a analogia que a bomba de calor trabalha como um ar condicionado ao contrário, ou seja, o ar condicionado retira calor do ambiente interno e o transfere para o ambiente externo, já a bomba de calor, retira o calor do ambiente externo e o transfere para a água.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA

Este aparelho não se destina ao manuseio por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança. Recomenda-se que as crianças sejam vigiadas para assegurar que elas não estejam brincando com o aparelho. O equipamento deve ter proteção por disjuntor exclusivo e específico para cargas indutivas. Não aplique ou utilize produtos químicos como solvente (thinner), gasolina e inseticidas perto do equipamento, pois estes agentes podem causar danos ao gabinete ou provocar acidentes. Não introduza objetos dentro do aparelho através das aberturas de alimentação elétrica e ventilação, pois podem danificar o aparelho e causar ferimentos aos usuários. Use o equipamento somente com a alimentação elétrica especificada pelo modelo. Sempre ligue o fio terra do aparelho, ele é a sua segurança. Não se sente ou apoie objetos pesados no aquecedor. Não obstrua as tomadas de ar ou suas descargas. Devido à condensação da umidade do ar, haverá a formação de água no seu evaporador que migrará para a cuba inferior da máquina. Orifícios de drenagem nessa cuba devem permitir a saída da água para o solo ou uma base de contenção.

Temperaturas elevadas da água podem ser perigosas. Abaixo algumas condições de segurança:

  • A temperatura da água para spa nunca deve exceder 40°C. Uma temperatura de 38°C é considerada segura para um adulto saudável. É recomendado cuidados especiais para crianças pequenas.
  • Consumo de bebidas alcoólicas antes ou durante o uso de spa ou banheira pode causar sonolência, podendo levar à perda de consciência e, posteriormente, resultar em afogamento.
  • Gestantes, cuidado! Imersão em água acima de 39°C, pode causar dano fetal durante os primeiros três meses de gravidez, resultando no nascimento de uma criança com danos ou deformação no cérebro. As mulheres grávidas devem manter a temperatura 38°C no máximo.
  • Antes de entrar no spa ou banheira de hidromassagem, certificar se a temperatura da água está na temperatura ideal de utilização.
  • Pessoas com um histórico médico de doenças cardíacas, circulatórios, diabetes ou problemas de pressão arterial devem obter informações médicas antes da utilização de piscinas ou banheiras de hidromassagem

As bombas de calor são preparadas para trabalhar com gás refrigerante R134-A. Certifique-se de que todas as medições são feitas com medidores e equipamentos adequados para R-134A.

CONDIÇÕES QUÍMICAS DA ÁGUA

Para a sua saúde e a proteção de seu equipamento, é essencial que a água esteja quimicamente equilibrada. Os níveis seguintes podem ser utilizados como um guia para as condições químicas de água equilibrada.

[pic 2]

INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Localização

A performance da bomba de calor tem ligação direta com o local onde é instalada, para a escolha do local segue algumas características importantes:

  • Local onde o ruído e o fluxo de ar não venham a incomodar os usuários.
  • Local onde não existam fontes de calor próximas (Ex: churrasqueiras, aquecedores a gás...).
  • O local de instalação podem ser abertos ao tempo ou não, porém, em ambas as opções, o local deve ser devidamente ventilado.
  • Instale a unidade em local nivelado e resistente.
  • Para a admissão de ar e sem restringir o acesso para manutenção, posicionar cada um dos lados da unidade, pelo menos 30 cm de distância de paredes, tubos e outras obstruções.
  • Evitar a instalação em baixo de árvores para que a queda de folhas ou gravetos não prejudiquem o funcionamento.
  • A bomba de calor deve ser instalada o mais próximo possível do reservatório térmico, para evitar perdas térmicas

Instalação hidráulica

A instalação hidráulica deve ser executada por profissionais capacitados, utilizando tubos e conexões de boa qualidade e apropriados às pressões e temperaturas do sistema.

Orientação de instalação abaixo:

[pic 3]

A alimentação hidráulica é de grande importância para o perfeito funcionamento e desempenho da bomba de calor. Caso a instalação na entrada da bomba de calor apresente vazão de água superior ao especificado, deve-se instalar um sistema by-pass antes da bomba de calor. A não instalação do sistema “by-pass’’ nesta condição pode ocasionar o mal funcionamento da bomba de calor. A utilização do filtro Y (não fornecido com o equipamento) é obrigatória, e deve ser instalado no tubo de entrada de água (retorno da piscina) com a finalidade de filtrar as impurezas, como areia e material particulado, que possam entrar no equipamento, restringindo o fluxo de água ou ocasionando o desgaste prematuro dos componentes internos. Na instalação atentar-se para não inverter sua posição, sempre verificar a flecha que indica o sentido de fluxo. Escolha um filtro Y que possua elemento filtrante menor ou igual a 500 µm e suporte temperatura maior do que 40 °C, a pressão suportada deve ser maior do que 50 kPa (5 mca).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com