TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa específica do cimento

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 2

Massa específica

Importância

Em seu estado natural o cimento é um material que  possui inúmeros espaços vazios em sua estrutura. Estes espaços são um dos principais responsáveis  pelo volume aparente do cimento, o que é muito diferente do volume real da amostra a ser estudada. Para verificação  massa especifica, é realizado um ensaio que utiliza um frasco de Le Chatelier, onde o volume real do cimento  é verificado através do deslocamento de um determinado líquido, fazendo uma relação com a massa da amostra estudada. Com os estudos acerca da massa específica do cimento é possível chegar no resultado real de sua  relação entre a massa específica real e aparente. Com os  resultados deste ensaio é possível entender o significado destas grandezas para calcular corretamente qual a dosagem de cimento em um determinado concreto.

Método de Ensaio

Para a realização do ensaio a amostra utilizada foi cimento CPIV. Além da amostra os materiais utilizados foram: haste e funil de vidro, pipeta, frasco de Le Chatelier e querosene que serviu como liquido medição.

Com o funil foi introduzido o líquido de medição(querosene) no frasco de Le Chatelier, até o nível ficar o mais próximo possível de 0 cm³,  para isso foi utilizado o auxilio de uma pipeta. Em seguida foi utilizado um funil e uma haste vidro para introduzir uma amostra de 55 gramas de cimento CPIV, que já estava pesada e separada. Após o material ser introduzido com cautela para não ficar depositado nas paredes do frasco, ele foi tampado e girado rapidamente nas mãos do operador para eliminar o ar contido no interior do frasco. Com estes procedimentos feitos foi verificada a leitura da variação do volume do líquido utilizado nas marcações do próprio frasco de Le Chatelier.

Resultados

Os resultados encontrados devem ser aplicados na expressão abaixo:  

[pic 1]

Nesta formula:

y: massa específica

V2: volume final

V1: volume inicial

m: massa em gramas

Com os dados abaixo obtidos no ensaio realizado temos:

m =55 gramas

V2=20,8 cm³

V1= 0 cm³

Assim aplicando  na expressão:

y    = 2,644 g/cm³[pic 2]

Análise do resultado

O ensaio foi realizado seguindo as informações  obtidas referente a NBR NM 23:2001. Dessa forma o ensaio foi realizado de forma satisfatória com resultados esperados.

https://www.aecweb.com.br/cls/catalogos/queveks/massa_leve.pdf, acessado em 25/04

http://www.cimentosliz.com.br/cimento/detalhar/0000AAAAAA0A5A1A500000, acessado em 24/04

http://www.cimentoitambe.com.br/peso-massa-ou-densidade/, acessado em 24/04

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com