TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: consistência e massa específica do cimento

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O cimento Portland é um material importantíssimo na construção civil, tendo um enorme campo de aplicação a qual tem se expandido cada vez mais por meio de criação de novas tecnologias que tem surgido no mercado, porém para seu uso é preciso ser caracterizado através de ensaios tecnológicos que podem ser realizados para verificar a qualidade do produto a ser usado. Alguns ensaios são usados pela sua importância, facilidade e simplicidade de fazêlo e outros em situações específicas. O ensaio de consistência é importantíssimo pois determina o tempo de pega em que a argamassa ou o concreto vai levar para puxar, sendo que a trabalhabilidade da massa influencia diretamente no tempo em que o profissional irá levar para executar algum serviço, impactando no custo final da obra. A pasta de consistência normal é definida como a mistura da água destilada e cimento Portland, sendo determinada através da sonda de Tetmajer acoplada ao aparelho de Vicat a qual penetra a uma distância de (6 ± 1) (NBR 16606 2017). O cimento é um material regente a água e a vários outros fluidos, em geral para se determinar a sua massa específica é usado o querosene, pois o mesmo não reage com o aglomerante. Um dos métodos para se determinar a massa específica do cimento é o uso do Frasco de Le Chatelier com base na norma (ABNT NBR 16605:2017). .

4

2 OBJETIVOS

O objetivo desse relatório é apresentar os valores de índice de consistência do pasta do cimento e resultados da massa específica do cimento através de ensaios.

5

3 JUSTIFICATIVA

No ensaio de Consistência normal a opção de escolha entre os ensaios disponíveis depende principalmente da viscosidade da pasta, e no caso do cimento Portland utiliza-se o ensaio de penetração da sonda Tetmajer pela sua simplicidade e rapidez. A viscosidade da pasta é conhecida como consistência normal e seu valor padrão é influenciado através de diversos parâmetros como: a finura do material, composição mineralógica, quantidade de água, tipos e teores de adições entre outros. Portanto é necessário que se determine a Consistência normal para cada tipo de cimento, determinando assim a quantidade de água que forneça a Consistência Normal.

O conhecimento da massa específica de um material é indispensável pois essa variável é importante na homogeneidade dos aglomerantes, uma vez que a massa específica é a razão entre a massa e o volume da substância.

6

4 MATERIAIS E MÉTODOS

O ensaio deste relatório foi realizado no Laboratório de Construção Civil e Ensaios do Centro Universitário Redentor de Itaperuna/RJ.

4.1 MASSA ESPECÍFICA

A determinação da massa específica do cimento é orientada pela norma ABNT NBR 16605:2017.

4.1.1 Materiais • Água destilada; • Balança de precisão; • Líquido não reagente com cimento (querosene); • Funil; • Recipiente (para colocar o frasco Le Chantelier em banho Maria) • 60 g de cimento • Balança com Precisão de 0,1g

4.1.2 Métodos Em um primeiro instante foi colocado querosene no frasco de Le Chatelier até atingir a marca no minisco entre 0 e 1cm³ após isso o colo do frasco volumétrico foi seco e colocado dentro de um recipiente com água no modo (banho maria).

Figura 1: Medida do querosene. Figura 1.2: Banho Maria Fonte: Dados do ensaio, 2019. Fonte: Dados do ensaio, 2019.

7

Em seguida foi colocada o cimento (60g) em pouca proporção evitando assim o entupimento do frasco, por fim fez-se a leitura do nível da água no gargalo e a variação do volume é determinada.

Figura: 2: Ensaio finalizado e leitura do nível d água. Fonte: Dados do ensaio, 2019.

A massa específica do material é determinada pela seguinte expressão:

y = 𝟔𝟎 = 2,94 g/cm³ 20,7 - 0,3 Onde: y = Massa especifica (g/cm³); m = Massa aparente do agregado miúdo (cimento) (g); V1 = Volume do líquido náo reagente(querosene) (cm³); V2= Volume do líquido náo reagente(querosene) (cm³).

8

5 PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL O ensaio deste relatório foi realizado no Laboratório de Construção Civil e Ensaios do Centro Universitário Redentor de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com