TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais

Pesquisas Acadêmicas: Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1: Estrutura do Vasilhame

Passo 1 – Item 2 - Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.

Tabela 1 – Características das estruturas cristalinas de sistema cúbico.

Estrutura Cristalina Átomos por célula unitária

Parâmetro de rede Fator de empacotamento Exemplo de Metais

Cúbica Simples 1 2R 0,52 Polônio

Cúbica de Corpo Centrado

2

4R/(3)^½

0,68 Ferro

Cromo

Tungstênio

Cúbica de Face Centrada

4

4R/(2)^½

0,74 Ouro

Alumínio

Níquel

Passo 2 – Item 1 - Definir em equipe, de acordo com o estudo feito no passo 1, qual será o material metálico utilizado no vasilhame que o grupo desenvolverá e apresentar as características desse material.

O material escolhido foi o Alumínio (Al). O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Com baixo custo de reciclagem.

Passo 2 – Item 2 - Justificar a escolha do material do vasilhame, relacionando com a bebida que será armazenada no mesmo.

O Alumínio foi escolhido como o material do vasilhame devido ser passível de reciclagem e com baixo custo. A bebida armazenada será o vinho moscatel espumante branco, atualmente este vinho é disponibilizado no mercado em garrafas de 750ml e após aberto, sua rolha se expande não possibilitando o fechamento da garrafa e consequentemente não podendo guardar a sobra, por isso a ideia de se fazer a armazenagem em lata de 350ml, uma quantidade menor e sem possibilidade de sobra. Esta lata teria a aparência das latas convencionais, porem com uma inovação, uma saliência na borda em formato de “U” para beber evitando a possibilidade de derramamento.

Passo 3 – Item 2 - Apresentar a conexão existente entre os itens descritos na figura. Explicar como se relaciona cada item.

Analisando a figura em questão, verifica-se a existência de uma multiconexão entre os quatro itens (Performance/Custo, Composição, Síntese/Processamento e Microestrutura)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com