TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Condutores: características gerais e Materiais

Seminário: Materiais Condutores: características gerais e Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Aula-tema: Materiais Condutores: características gerais e Materiais

Passo 1

CONCEITO

O transformador, representado é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantém inalterados.

As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tensão).

Os enrolamentos de alta tensão (AT) são constituídos por várias espiras de fio fino, sendo que os enrolamentos de baixa tensão (BT) possuem um menor número de espiras com bitola maior.

A razão entre as tensões do primário e do secundário, bem como entre os respectivos números de espiras dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação (a) de um transformador. Assim,

Se a>1, o transformador é rebaixador; se a<1, o mesmo será elevador.

Considera-se transformador ideal àquele em que S1=S2, onde S1 representa a potência aparente do primário e S2 a potência aparente do secundário.

Considerando-se que as potências aparentes na entrada e na saída são iguais (S1=S2), as correntes obedecem à seguinte relação:

Portanto:

Assim, fica definida a equação fundamental de transformação.

Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, utiliza a lei de indução de Faraday e não funciona com corrente contínua.

Propriedades

O transformador é formado basicamente por duas bobinas com diferentes números de espiras, enroladas em um mesmo núcleo de ferro. O enrolamento primário está ligado a um gerador de corrente alternada e o enrolamento secundário está ligado a uma resistência.

Funcionamento de um transformador

Quando ligamos uma corrente alternada no enrolamento primário é produzido um campo magnético que é proporcional ao número de voltas do fio em torno do metal e a intensidade da corrente aplicada. O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico e sem encontrar resistência chega ao enrolamento secundário.

Após chegar ao enrolamento secundário, por indução eletromagnética, cria-se uma corrente elétrica que tem variação de acordo com corrente do enrolamento primário e também com o número de espiras dos dois enrolamentos. Conforme figuras abaixo:

Passo 2

Transformador de baixa tensão é utilizado Alumínio e cobre eletrolítico (180 °c), Bobina de óleo pra resfriar, o circuito magnético é uma chapa de silício, Classe de temperatura 130°c ou F(155°C)

As principais ligas são:

• COBRE

• BRONZE

• FERRO

• SILICIO

• ALUMÍNIO

Preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com