TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES DE MATERIAIS CONDUTORES, ISOLANTES E SEMICONDUTORES

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 12

UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

ANA LAURA DO VAL

164901-4

APLICAÇÕES DE MATERIAIS CONDUTORES, ISOLANTES E SEMICONDUTORES

MARÍLIA

2015

[pic 1]




SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4
1.1 Ciência e Engenharia dos Materiais        4

2        MATERIAIS CONDUTORES        5

2.1        Metais        5

            2.2.1        Cobre        

            2.2.2        Alumínio        

            2.2.3        Prata        

            2.2.4        Ouro        

            2.2.5        Platina        6

            2.2.6        Níquel        6

            2.2.7        Tungstênio        6

            2.2.8        Ferro        6

3        MATERIAIS ISOLANTES        7

3.1        Cerâmicas        7

3.2        Vidros        7

3.3        Argila        8

3.4        Abrasivos        9

3.5        Cimentos        9

3.6        Cerâmicas Avançadas        9

4        MATERIAIS SEMICONDUTORES        10

4.1        Vantagens de dispositivos semicondutores        10

4.2        A Junção Retificadora p-n        10

4.3        Transistores        10

4.4        Silício        10

4.5        Germânio        11


5  CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



1 INTRODUÇÃO

  1. ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS

A ciência dos materiais é uma correlação entre as ciências básicas e a engenharia dos materiais, tratando do levantamento das propriedades macroscópicas e das aplicações objetivas dos materiais.

Materiais sólidos têm três classificações básicas: Metais, Cerâmicas e Polímeros.

A separação entre os materiais é baseada principalmente na constituição química e estrutura atômica, pois, muitos materiais têm um distinto agrupamento, embora existam alguns intermediários.

Existem outros dois grupos de materiais importantes de engenharia: Compósitos e Semicondutores.

Compósitos consistem nas combinações de dois ou mais diferentes materiais, enquanto que os materiais semicondutores são utilizados devido as suas demais características elétricas.

Deve-se a Morris Cohen, conceituado cientista de materiais do MIT, a seguinte definição:

Ciência e Engenharia de Materiais (CEM) é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e processamento às suas propriedades e usos.



2 MATERIAIS CONDUTORES

Materiais Condutores são substâncias onde a camada mais baixa de energia está parcialmente preenchida pelos elétrons de valência, facilitando assim seu deslocamento.

Os principais materiais de elevada condutividade são os metais nobres e suas ligas. Estes materiais não podem ser escolhidos apenas para fins elétricos, pois cada um deles sofre uma série de outros efeitos, tais como mecânicos, térmicos, luminosos e magnéticos. Portanto, para uma escolha adequada de um material condutor deve-se observar que apesar de uma eletricidade menos vantajosa, o material pode satisfazer as demais condições de utilização.

2.2     Metais

São materiais de elevada condutividade. As maiorias dos metais são fortes, dúcteis, maleáveis e de alta densidade. São elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos e bons refletores de luz quando polidos.

2.2.1 Cobre (Cu)

              Apresenta pequena resistividade, características mecânicas favoráveis, baixa oxidação para a maioria das aplicações e fácil deformação a frio e a quente. A condutividade elétrica do cobre é muito influenciada na presença de impurezas, mesmo em pequenas quantidades. Aplicações: fios telefônicos, peças de contato, anéis, cabos isolados.

2.2.2 Alumínio (Al)

O alumínio é o segundo metal mais usado na eletricidade por motivos econômicos tendo como maior problema sua fragilidade mecânica e rápida oxidação. Aplicações: instalações elétricas em aviões, equipamentos portáteis, em estruturas de suporte de materiais elétricos (cabos) e em locais de elevada corrosão.

2.2.3 Prata (Ag)

É o metal nobre de maior uso industrial, notadamente nas peças de contato. Aplicações: a prata é usada em forma pura ou de liga, cada vez mais onde uma oxidação criaria problemas sérios, e é também usada para proteger peças de metais mais corrosíveis.

2.2.4 Ouro (Au)

Apresenta boa condutividade elétrica, resistência a oxidação, características mecânicas adequadas para uma série de aplicações elétricas, havendo, porém, limitação devido ao seu preço. O ouro é encontrado eletricamente em peças de contato em correntes muito baixas.

2.2.5 Platina (Pt)

Possui uma deformação mecânica fácil. Devido às suas propriedades antioxidantes o seu uso elétrico é encontrado em peças de contato, anodos, fios de aquecimento. É o metal mais adequado para a fabricação de termo elementos e termômetros resistivos até 1000ºC.

2.2.6 Níquel (Ni)

Apresenta propriedades ferromagnéticas. É usado em forma gasosa em tubos e para revestimentos de metais de fácil oxidação. Seu uso está na indústria química, particularmente em aplicações sobre o ferro, pois ambos têm o mesmo coeficiente de dilatação e temperatura de fusão. Seu uso resulta assim para fios de eletrodos, anodos, grades, parafusos, etc. Outro setor onde o níquel é usado é o termo elementos, em substituição ao par platina, para temperaturas até 1200ºC.

2.2.7 Tungstênio (W)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com