TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Características Gerais e Materiais Condutores

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 14

Etapa 1

Materiais Condutores: Características Gerais e Materiais Condutores:

Passo 1:

Bobina de Baixa Tensão ( BT.):

A Bobina de Baixa Tensão ( BT.), é um componente formado por espiras de foi de cobre ou alumínio nu ou isolado em formas que podem ou não ter um núcleo de material ferroso. A BT. possui também formas e diâmetros idênticos para cada tipo de transformadores.

Bobina de Alta Tensão ( AT.):

Geralmente aAT. possui mais espiras e mais camadas do que a bobina BT. Ela é encaixada na parte externa daBobina BT. e é separada por papel papelão isolante. Também possuiTolerâncias conforme o diâmetro da BT.

Núcleo:

Os núcleos de transformadores elétricos geralmente são usados por aço silício que possuigrande capacidade de gerar um enorme campo magnético. Essefluxo magnético criado no núcleo pela corrente elétrica que circula em uma bobina envolvidaa outra bobina.

Tanque do Transformador:

Serve para armazenar o transformadorpré-montadodepois que sai da seção da parte ativa e do liquido isolante. Possui também suportes para postes, ganchos e olhais de suspensão, tampa de inspeção, conector de aterramento, etc...

Buchas:

Permite a passagem dos condutores feitos dos enrolamentospara o meio externo.

Passo 2:

Principaisligas metálicas utilizadas em transformadores elétricos. Cobre: Cobre e Zinco ( Cu + Zn) Cobre e Estanho ( Cu + Sn)

Alumínio: Alumínio e Cobre ( Al + Cu) Alumínio e Silício ( Al + Si)

Passo 3:

Valores de resistividade:

Cobre: Resistividade elétrica: 1,673 x 10^-6 ohm.cm(20°C) Alumínio: Resistividade elétrica : 2.82 x 10^-8 ohm.cm ( 20ºC)

Passo 4:

ETAPA 2:

Passo 1:Selecionar e reservar os materiais para fazer as analises metrológicas.

Passo 2: Segunda Lei de Ohm: Esta lei descreve as grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor.

Expressa pela formula: Onde: p:Resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura.l: Largura do condutor.

A: Área da secção Transversal.

Como a unidade de resistência elétrica é o ohm (Ω), então a unidade adotada pelo SI para a resistividade é .

Passo 3: Observar o esquema a seguir e montar conforme as especificações expostas.

Passo 4:

Relatório 1:

Para esse relatório, estaremos descrevendo como foi feito cada passo nas etapas 1 e 2. No passo 1 da etapa 1 desenhamos alguns itens que ao nosso ver, são indispensáveis para um transformador como por exemplo a bobina de alumínio ou cobre, o tanque que armazena os materiais, as buchas.etc.. No passo 2 pesquisamos sobre as principais ligas metálicas de um transformador e encontramos algumas ligas de alumínio e algumas de cobre e descobrimos que embora o cobre seja mais denso e com um preço mais elevado do que o alumínio, ele possui uma enorme potencial para a resistividade e é bem mais duradouro e confiável que o alumínio que por sua vez é mais leve e é mais vantajoso em termos de economia. Passo 3 pesquisamos os valores de resistividade e podemos ver que o cobre também prevalece sobre o alumínio com maior eficácia. Passo 4 não conseguimos fazer. Na etapa 2 encontramos a segunda lei de Ohm e a formula que relaciona a resistividade com o aumento da temperatura, facilitando nosso entendimento na área. Calculamos também um esquema montado e comparamos com a resistividade do cobre.

ETAPA 3:

PASSO 1:

Montagem e tipos de materiais em um transformador:

Sua composição é simples, em que basicamente consiste de 2 bobinas de material condutor, além de um “caminho”, circuito magnético, que “acopla” essas bobinas, cujo “condutor” magnético é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético gerado.

Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral se utiliza aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas.

Existe uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuitos magnéticos, mas todos operam sobre o mesmo princípio, no entanto, para cada tipo de transformador existe uma aplicação ideal, em que são exploradas nas áreas de circuitos elétricos e eletrônicos, controle e comunicação, para casamento de impedâncias, assim como aplicados em sistemas “de potência”.

Os materiais isolantes utilizados em transformadores, são de base celulósica (papel Kraft, papelão Kraft, papel manilha e papelão com fibra de algodão), impregnados com óleo. O papel Kraft é utilizado na forma de finas camadas envolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com