TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção

Trabalho Universitário: Materiais De Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  4.904 Palavras (20 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 20

O objetivo do desafio é um recipiente comum que é fabricado a partir de diversos tipos de materiais são os vasilhames de bebidas, que podem ser comercializados em latas metálicas, garrafas de vidros e garrafas plásticas. O desafio consiste em elaborar um vasilhame de bebidas metálico que armazene uma substância líquida, a ser definido pelo grupo, que apresente características de criatividade, utilidade, inovação, sustentabilidade e que seja viável para ser processado por uma empresa na área de materiais

Etapa 1

Estruturas cristalinas. Imperfeições em Sólidos.

Esta etapa é importante para compreender a relação entre a estrutura e as propriedades dos materiais e saber classificar um determinado tipo de material.

1.1. Passo 1

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Figura 1 – Materiais Metálicos

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf

Figura 2 – Materiais Poliméricos (Plásticos)

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf

Figura 3 – Materiais Cerâmicos

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf

Figura 4 – Materiais Compósitos

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf

Tabela – Constituição e características dos materiais

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~caram/capitulo1.pdf

1.1.2. Tabela

Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.

1.2. Passo 2

1.2.1. Definir em equipe, de acordo com o estudo feito no passo 1, qual será o material metálico utilizado no vasilhame que o grupo desenvolverá e apresentar as características desse material.

Utilizaremos o aço inoxidável:

• Custo-Benefício – Baixo custo na manutenção e custo-benefício excelente.

• Conformação – Grande capacidade de flexiblidade, moldado facilmente, facilidade de união, facilidade de trabalho nos processos de soldagem, estampagem, dobramento, curvamento, corte, etc, acabamentos superficiais e formas variadas.

• Durabilidade – Ciclo de vida longo. Tudo que é feito em inox é feito para durar bastante tempo.

• Higiene e Limpeza – Facilidade de limpeza e conservação, permitindo total higiene e assegurando qualidade na assepsia. Tratando-se de um material inerte não deixa gosto, não deixa cheiro e não desprende metais.

• Estética – Possui forte apelo visual (beleza e modernidade).

• Resistência – Alta resistência a corrosão, alta resistência a temperaturas elevadas. Mantém suas propriedades mesmo quando submetidas a elevadas temperaturas e a baixas temperaturas (criogênicos).

• Conformidade Ambiental – O reaproveitamento não interfere na qualidade,o que ajuda a preservar o meio ambiente, pois é 100% reciclável. Os objetos de aço inoxidável nunca se tornam lixo ao final de sua vida útil, pois, separados e recuperados, o ferro, cromo, níquel e molibdênio que compõem a liga do inox entram novamente no processo de fabricação.

1.2.2. Justificar a escolha do material do vasilhame, relacionado com a bebida que será armazenada no mesmo.

Utilizaremos o aço inoxidável pois o mesmo apresenta as características essenciais para a utilização com qualquer tipo de bebida comercialmente disponível que não afetará sua estrutura.

1.3. Passo 3

1.3. Observar a figura 1 e realizar as atividades a seguir.

1.3.1 Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedo.

Composição: Significa literalmente como é composto o material, quais os tipos empregados ligas, quantidades utilizadas de cada um para a composição final do material desejado.

Microestrutura: A microestrutura dos materiais é determinada basicamente pela sua composição e pelo seu processamento. Por exemplo, a microestrutura de uma liga metálica (e grande parte das suas propriedades) depende da sua composição química, do teor de impurezas, das condições de solidificação (da tecnologia de fundição empregada), do processo de conformação mecânica, dos tratamentos térmicos e assim por diante.

Síntese e processamento: É o controle na hora da fabricação do material, o tipo de controle que é utilizado para garantir que seja atingido o nível mínimo de qualidade ao qual se propõe a utilização do mesmo e se ele atenderá as especificações mecânicas e químicas necessárias, se é estável.

Desempenho e custo: É o momento em que é se avalia a performance do material na prática após todo seu processamento para sua aplicação, se ele é forte o suficiente para o trabalho exercido, se o seu peso atende a procura, se ele atende as especificações de desempenho processo de conformação e se seu custo está dentro do esperado.

1.3.2 Apresentar a conexão existente entre os itens descritos na figura. explicar como se relaciona cada item.

Inicialmente identificamos qual será aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com