TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E Maquinas

Trabalho Escolar: Materiais E Maquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Titânio é um elemento químico de símbolo Ti, com numero atômico 22. Trata-se de um metal de transição leve, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão e sólido na temperatura ambiente. Este material foi descoberto na Inglaterra por Willian Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita.

O Titânio é um elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência a corrosão e por sua grande resistência mecânica.

Possuiu baixa condutividade térmica e elétrica.

Quando puro é bem dúctil e fácil de trabalhar.

O ponto de fusão alto faz com que seja útil como um metal refratário.

O Titânio como metal não e encontrado livre na natureza, é o nono em abundancia na crosta terrestre e esta presente na maioria das rochas ígneas e sedimentos derivados desta crosta.

É encontrada principalmente nos minerais anatase (TiO2), brookita (TiO2), ilmenita (FeTiO3), leucoxena, rutilo e etc. Destes minerais somente a ilmenita, leucoxena e o rutilo apresentam importância econômica.

O titânio metálico e produzido comercialmente a partir da redução do tetracloreto de titânio (TiCL) com magnésio a 800 ºC em atmosfera de argônio, em presença do ar reagira com nitrogênio e oxigênio.

Quanto a fabricação do titânio metálico, existe atualmente seis tipos de processos: Kroll, Hunter, Redução Eletrolítica, Redução Gasosa, Redução com Plasma e Redução Metalotermica. Dentre estes destaca-se o processo de Kroll, que e responsável ate hoje pela maioria do titânio metálico produzido no mundo ocidental.

Indústria química: devido a sua resistência à corrosão e a ataque químico.

Indústria naval: o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos e de dessalinização de água do mar.

Na metalurgia: o titânio metálico, ligado com cobre, alumínio, vanádio, níquel e outros, proporciona qualidades superiores aos produtos.

Aplicação em produtos para consumo como bicicletas, óculos e computadores estão se tornando bem comuns.

O pó metálico é pirofórico. Por outro lado, acredita-se que seus sais não sejam especialmente perigosos. Entretanto, seus cloretos, como TiCl3 e TiCl4, são considerados corrosivos. O titânio tem a tendência de acumular-se nos tecidos biológicos.

História: o uso do chumbo remonta a 5000 a.C., com os egípcios, que utilizavam para a cunhagem de moedas e fabricação de cosméticos.

O chumbo também era conhecido pelos babilônicos, romanos e gregos, desde a antiguidade.

Na idade média o chumbo continuou sendo amplamente usado.

O chumbo raramente é encontrado em seu estado elementar. O mineral de chumbo mais comum é o sulfeto denominado de galena(com 86,6% deste metal). Outros minerais de importância comercial são o carbonato(cerusita) e o sulfato(anglesita), que são mais raros.

Através da ustulação do minério de chumbo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com