TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Gestão do Fluxo

Tese: Material de Gestão do Fluxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  3.811 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Administração de materiais

Raiza Frota Figueiredo Roncanti R.A 3867753229

Belo Horizonte / Minas Gerais

2013

Raiza Frota Figueiredo Roncanti R.A 3867753229

Professor EAD: Prof. Marcelo Carvalho

Professor Tutor Presencial: Paula Carvalho

Professor(a) tutor(a)b à distância: Gisele Bafume Quierelli

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Administração de Materiais para a obtenção de nota.

Belo Horizonte/Minas Gerais

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA 5

2. GESTÃO DE ESTOQUES 8

3. GESTÃO DE COMPRAS 10

4. EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) são uma realidade crescente quando se trata de softwares de sistemas informatizados para gestão de companhias. Esses softwares que são essenciais agora passam a integrar a realidade das companhias de porte menor que buscam informatizar e integrar seus setores.

É interessante verificar os benefícios e as dificuldades ao utilizarem os sistemas de gestão e como usufruir plenamente de suas vantagens competitivas, os ERP possuem um grande potencial para organizar e automatizar os processos internos, entretanto, a forma de utilização adaptada à realidade de cada organização é um fator primordial quando se trata de gerenciar uma companhia e não só controlar processos.

Visando enxergar até onde as empresas chegam dentro das possibilidades oferecidas pelo ERP e identificar melhorias nos processos de modo geral, customização e a utilização em si, superando as limitações encontradas, foi criada esta metodologia de pesquisa de um estudo de caso pratico embasado pela teoria de autores renomados, serão detectados desvios nos processos e sugeridas melhorias no decorrer do trabalho visando melhoria nos processos e maior clareza para tomadas de decisões.

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

A administração de materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma companhia de maneira centralizada ou descentralizada destinadas a suprir as unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

A administração de materiais também é vista como toda operação que tem seu inicio no contato direto com o fornecedor do produto, passando pelas etapas de aquisição, transporte e recebimento, sendo finalizada com a sua armazenagem e posteriormente apresentação ao consumidor final.

É necessário observar três pontos do fluxo das mercadorias e materiais para analisar a eficiência ou não do processo, são eles: posição dos materiais junto aos usuários, a disposição no momento certo e a quantidade certa para satisfazer as necessidades dos usuários. Sendo assim, é necessário planejamento para ter o material no tempo certo e na quantidade certa evitando custos financeiros indesejados.

A empresa analisada terá o nome fictício “Pneumática do Brasil”, no ramo da produção de pneus. A entrada dos pedidos é feito diretamente no departamento de vendas, que gera um pedido para o departamento de produção para que o mesmo efetue a produção. A empresa trabalha com o sistema just in time, reduzindo seus custos consideravelmente. Após o input do pedido ao setor de produção é feito um levantamento dos insumos necessários para a produção dos produtos solicitados e criada uma Ordem de serviço assinada e liberada pelo gestor da área. Se houver necessidade de compra de material para a produção é feito um pedido de compra que autorizado pelo gestor é solicitado ao departamento de compras que ao verificar o estoque do material, efetua a cotação e solicita a compra.

Após a compra é necessário efetuar a entrada no estoque, este processo envolve o sistema usado pela empresa o R/3 (SAP), que é um sistema integrado de todos os departamentos envolvidos no processo.

Em 1989 criou-se o SAP R/3 que é o software ERP mais conhecido da empresa SAP. Capaz de suportar todas as atividades de negocio das organizações a partir de um banco de dados único e integração dos módulos que compõe o software. O sistema propõe um conjunto de soluções para gerir o negocio, simplificar os processos, reduzir custos e integrar diferentes áreas da companhia.

O fluxo de informações abrande uma diversos departamentos onde, por exemplo, a matéria prima que chega ao almoxarifado de uma fábrica e é lançada no sistema através da nota fiscal recebida e é transportado pela cadeia de dados ao longo do processo produtivo.

Todos esses dados ao longo da cadeia são alimentados no sistema gerando um fluxo de informações tanto para o final do processo quanto para o inicio. Logo, todos se mantem atualizados sobre a situação das matérias-primas e subprodutos disponíveis bem como a previsão de consumo dos mesmos.

O setor fiscal também recebe informações e alimenta o sistema com dados. A qualidade acompanha os índices qualitativos, como refugo e reciclo. As equipes de eficiência e processo e de manutenção acompanham produtividade, paradas de máquina, entre outros aspectos. Os dados são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com