TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matérias De Engenharia

Artigo: Matérias De Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Metais

Os materiais metálicos consistem normalmente em combinações de elementos metálicos. Eles possuem um grande número de elétrons não localiza dos; isto é esses elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular. Muitas das propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons. Os metais são condutores de eletricidade e calor extremamente bons, e não são transparentes a luz visível; uma superfície metálica polida possui uma aparência brilhosa. Além disso, os metais são muitos resistentes, ao mesmo tempo em que são deformáveis, o que é responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais.

Estruturas Cristalinas dos Metais

A ligação atômica nesse grupo de materiais é metálica, e dessa forma sua natureza é não dimensional. Consequentemente não existem restrições em relação a quantidade e a posição dos átomos vizinhos mais próximo isso assim como o empacotamento compactos dos átomos na maioria das estruturas cristalinas dos metais. Além disso, no caso dos metais, ao se utilizar o modelo de esferas rígidas para representar as estruturas cristalinas, cada esfera representa um núcleo iônico.

A Estrutura Cristalina Cúbica de Faces Centradas

A estrutura cristalina encontrada em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, com átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Essa estrutura é chamada adequadamente de estrutura cristalinas são o cobre, o alumínio; a prata e o ouro.

A Estrutura Cristalina Cúbica de Corpo Centrado

Uma estrutura cristalina metálica comumente encontrada também possui uma célula unitária cúbica, com átomos localizados em todos os oitos vértices e em um único outro átomo localizado no centro do cubo. Essa estrutura é conhecida como estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.

A Estrutura Cristalina Hexagonal Compacta

Nem todos os metais possuem células unitárias com simetria cúbica; a ultima estrutura cristalina comumente encontrada nos metais que será discutida aqui possui uma célula unitária com formato hexagonal.

As faces superior e inferior da célula unitária são compostas por seis átomos que formam hexágonos regulares e que e que se encontram ao redor de um único átomo central. Um outro plano que contribui com três átomos adicionais para células unitária sesta localizado em três planos superior e inferior.

Maleabilidade: Capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas.

Condutibilidade: Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor.

Os metais possuem a capacidade de conduzir calor e eletricidade de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias. Exemplos: Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre, panelas que usamos para cozinhar alimentos são feitas de alumínio.

Brilho: Os elétrons livres localizados na superfície dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico.

Cerâmicas

As cerâmicas são compostos formados entre elementos metálicos e elementos não metálicos; na maioria das vezes, elas são compostas por óxido, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com