TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mdelos Core

Trabalho Escolar: Mdelos Core. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

Os Modelos do Core 2

Os processadores Core 2 Solo, Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme são baseados na nova microarquitetura Core, lançada para substituir a microarquitetura Netburst que era usada no Pentium 4 e processadores derivados deste. Neste tutorial listaremos todos os modelos já lançados destes processadores bem como as suas principais características técnicas.

A família dos processadores Core 2 é formada por quatro membros:

- Core 2 Solo, que é um processador de um núcleo que substitui o Pentium M, sendo um modelo para notebooks;

- Core 2 Duo, um processador de dois núcleos que substitui o Pentium 4 e o Pentium D;

- Core 2 Quad, que é formado por dois processadores Core 2 Duo em um mesmo invólucro sendo, portanto, um processador de quatro núcleos;

- e o Core 2 Extreme, que substitui o Pentium Extreme Edition, com modelos de dois e quatro núcleos. O Core 2 Extreme trabalha com clocks mais elevados e tem o multiplicador de clock destravado, o que permite fazer overclock alterando o multiplicador de clock do processador.

Cuidado para não confundir o processador Core 2 Duo com o Core Duo. O Core Duo (conhecido anteriormente pelo nome-código Yonah) é o nome comercial para um Pentium M com dois núcleos de processamento construído com tecnologia de 65 nm. Já o Core 2 Duo é o nome comercial para o processador que utiliza a microarquitetura Core da Intel. As principais características técnicas dos processadores da família Core 2 (Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme) são as seguintes:

• Arquitetura Core

• 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo

• Tecnologia de um (Core 2 Solo), dois (Core 2 Duo, alguns modelos de Core 2 Extreme) ou quatro núcleos (Core 2 Quad, alguns modelos de Core 2 Extreme)

• Tecnologia fabricação de 65 nm ou 45 nm

• Soquete 775 nos modelos para computadores de mesa (soquete 771 no Core 2 Extreme QX9775)

• Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.333 MHz (333 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 1.600 MHz (400 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock).

• 2 MB, 3 MB, 4 MB ou 6 MB de cache de memória L2 compartilhado. Nos processadores de quatro núcleos, cada par de núcleos tem seu próprio cache, compartilhado entre os dois núcleos mas independente dos outros dois.

• Tecnologia de Virtualização (exceto no Core 2 Duo modelos E4x00, E7x00 e E81xx)

• Tecnologia Intel EM64T

• Instruções SSE3

• Instruções SSE4.1 nos modelos de 45 nm

• Execute Disable

Como Funciona a Tecnologia de Virtualização da Intel

A Intel lançou recentemente dois processadores Pentium 4 – 672 e 662 – com suporte à sua tecnologia de virtualização (VT). Originalmente conhecida como Vanderpool, esta tecnologia permite que um processador funcione como se fosse vários processadores trabalhando em paralelo de modo a permitir que vários sistemas operacionais sejam executados ao mesmo tempo em uma mesma máquina.

A tecnologia de virtualização não é uma idéia nova. Existem alguns programas no mercado que permitem virtualização e muito provavelmente o VMware é o mais famoso deles. Com esta técnica, um único processador pode funcionar como se fosse vários processadores trabalhando em paralelo, permitindo ao micro rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo.

Você pode confundir virtualização com multitarefa ou com Hyper-Threading. Na multitarefa, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo. Já na virtualização você pode ter vários sistemas operacionais trabalhando em paralelo, cada um com vários programas em execução. Cada sistema operacional roda em um “processador virtual” ou “máquina virtual”. Já a tecnologia Hyper-Threading simula dois processadores lógicos em um único processador físico e distribui as tarefas entre eles usando o conceito SMP (multiprocessamento simétrico). Na tecnologia Hyper-Threading os processadores lógicos não podem ser usados separadamente.

Figura 1: Multitarefa.

Figura 2: Hyper-Threading.

Figura 3: Virtualização.

Claro que se um processador tem suporte a ambas tecnologias, Hyper-Threading e Virtualização, cada processador virtual aparecerá para o sistema operacional como se fossem dois processadores disponíveis no micro para multiprocessamento simétrico.

Se você prestar atenção, a tecnologia de Virtualização usa a mesma idéia do modo Virtual 8086 (V86), que está disponível desde os processadores 386. Com o modo V86 você pode criar várias máquinas virtuais 8086 para rodar programas baseados no DOS em paralelo. Com a tecnologia VT você pode criar várias máquinas virtuais “completas” para rodar sistemas operacionais em paralelo.

Mas se existem programas como o VMware que habilitam a virtualização, porque implementar esta tecnologia dentro do processador? A vantagem é que o processador com tecnologia de virtualização possui algumas novas instruções para controlar a virtualização. Com essas instruções, o controle do software (chamado VMM, Virtual Machine Monitor) pode ser mais simples, o que resulta em um maior desempenho se comparado a soluções baseadas apenas em software.

Arquitetura core

A primeira coisa que se deve ter em mente é que, apesar do nome, a arquitetura Core não tem nada a ver com os processadores Core Solo e Core Duo da Intel. O Core Solo nada mais é do que um Pentium M com tecnologia de 65 nm, enquanto que o Core Duo – também conhecido pelo seu nome-código Yonah – é uma versão de dois núcleos do processador Pentium M com tecnologia de 65 nm.

O Pentium M é um processador voltado para o mercado de notebooks e é baseado na arquitetura Intel de 6ª geração, também conhecida como P6, que é a mesma arquitetura usada pelos processadores Pentium Pro, Pentium II, Pentium III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com