TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Trabalho Escolar: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.998 Palavras (20 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 20

Etapa 3 – passo 1

Diagrama de fases.

O diagrama de fases (também chamado de diagrama de equilíbrio) relaciona temperatura, pressão, composição química com a quantidade das fases em equilíbrio. Dessa forma, um diagrama de fases é um “mapa” que mostra quais fases são as mais estáveis nas diferentes composições, temperaturas e pressões.

Informação fornecida pelo diagrama de fases:

Temperatura de fusão

Fases presentes em função da temperatura

Composição química das fases

Proporção das fases

Limite de Solubilidade

Distribuição e transições de fases

Algumas definições:

Componentes:

–São elementos químicos e/ou compostos que constituem uma fase.

•Sistema:

–Conjunto de fases possíveis formadas pelos mesmos componentes, independendo da composição específica. Ex: H2O no estado sólido, líquido e gasoso.

•Fase:

–Uma parte estruturalmente homogênea do sistema, que possui propriedades físicas e químicas características. Ex: Água (L) ou gelo (S) ou vapor d’água (G).

Diagramas de Fase

Univariante – é o diagrama de fases no qual o sistema é formado com apenas um único componente; Exemplo: o diagrama de fases da água.

Binário - é o diagrama de fases no qual o sistema é formado por 2 componentes; Exemplo: BaO e TiO2;

Ternário – é o diagrama de fases no qual o sistema é formado por 3 componentes; Exemplo:BaO+CaO+TiO2

Etapa 3 – passo 2

Fabricação de Aço

Existem dois processos de fabricação de aço. O processo mais conhecido é o que se produz ferro fundido no alto-forno e após refinamento o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos.

Para que seja fabricado o aço especifico é necessário ter controle no refinamento do ferro fundido, nesta etapa é que são adicionados elementos de liga para produzir o aço com as características exigidas na especificação.

Preparação da Carga

Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque.

Redução

Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

Refino

Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizado para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas.A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.

Laminação

Os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.

Etapa 3 passo 3

Processamento da lata de refrigerante

Existe um longo processo para se chegar a uma lata de alumínio. O primeiro passo é a formação do corpo. Uma prensa corta a chapa em vários discos e em seguida os transforma em copos, com diâmetro e altura bem diferentes das latas finais que conhecemos.

Depois, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande pressão, serão esticadas para formar o corpo da lata, tais como o conheceram.

O passo seguinte é a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latas passam por vários banhos e depois vão para um forno de secagem, o que garante sua limpeza. Na impressão, os rótulos são feitos por um sistema de dry offset e podem receber várias cores ao mesmo tempo. As máquinas mais modernas conseguem imprimir acima de duas mil latinhas por minuto.O próximo passo é o revestimento interno. As latas recebem uma camada de verniz interno de forma a evitar o contato do produto envasado diretamente com o alumínio.

A última etapa de fabricação é a moldagem do perfil da boca da lata , para que a tampa, após envase possa ser encaixada e recravada.Com o corpo da latinha pronto, o último passo é o controle de qualidade, feito por pessoas qualificadas e por meios eletrônicos que incluem: luzes de alta intensidade e câmeras.Fonte: site crown embalagens

Tratamento Térmico Aplicado - Tratamentos termoquímicos

Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço. Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), o tratamento é denominado termoquímico

O objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém dútil.

Os processos utilizados são:

1.Cementação;

2.Nitretação;

3.Cianetação;

4.Carbonitretação;

5. Boretação.

Os fatores que influenciam no controle do processo são:

a. Potencial do meio (sólido, líquido ou gasoso), em que a peça está imersa, de fornecer o elemento químico (carbono, nitrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com