TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Trabalho Universitário: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

COMPRESSIBILIDADE, define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula.

MECÂNICA DOS FLUIDOS

A Mecânica dos Fluidos é a parte da mecânica aplicada que estuda o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento. No desenvolvimento dos princípios de mecânica dos fluidos, algumas propriedades dos fluidos representam as principais funções, outras somente funções menores ou nenhuma. Na estática dos fluidos, o peso específico é a propriedade mais importante, ao passo que, no escoamento de fluidos, a massa específica e a viscosidade são propriedades predominantes. Características dos fluidos. A matéria apresenta-se no estado sólido ou no estado fluido, este abrangendo os estados líquido e gasoso. O espaçamento e a atividade intermoleculares são maiores nos gases, menor nos líquidos e muito reduzido nos sólidos. Fluidos. Moléculas trocam de posição. Tomam a forma do recipiente. Líquidos possuem uma interação intermolecular forte (pontes de van der Waals) e por isso eles tomam a forma do recipiente, porém restringindo-se a um volume finito.

Definição de um fluido. Fluidas são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem certo grau de compressibilidade e oferecem pequena resistência à mudança de forma. Fluidos incompressíveis. São aqueles que para qualquer variação de pressão não ocorre variação de seu volume (ρ = constante).

Fluidos compressíveis. São aqueles que para qualquer variação de pressão ocorre variações sensíveis de seu volume, (ρ ≠ constante).

Fluido como meio lubrificante.

Para um corpo deslizar sobre outro, deve-se vencer uma força adversa denominada: força de atrito. Classificação dos fluidos.

Os fluidos podem ser classificados como newtonianos ou não-newtonianos. No fluido newtoniano existe uma relação linear entre o valor da tensão de cisalhamento aplicada e a velocidade de deformação resultante [μ, fator de proporcionalidade é constante na equação da força]. No fluido não-newtoniano existe uma relação não linear entre a tesão de cisalhamento aplicada e a velocidade de deformação angular.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »