TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Exames: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO

O objetivo é a construção de um braço hidráulico utilizando os conceitos

da Mecânica dos Fluidos, em especial, a prensa hidráulica de Pascal.

ETAPA 1

Definição e propriedades dos fluídos

Passo 1

Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc.

Fluídos: São corpos cujas moléculas tem a propriedade de se mover, umas em relação as outras, sob a ação de forças de mínima grandeza exceto os Fluidos Perfeitos que não possuem viscosidade ,coesão ,elasticidade e algumas vezes peso.

Viscosidade: propriedade em virtude da qual os fluídos oferecem maior ou menor resistência a deformação quando sujeitos a esforços de escorregamento.

Parâmetros de viscosidade

• Viscosidade: pode depender de seis parâmetros independentes. S, T, P,

γ, t, E, quais são:

S: denota a natureza física e química de uma substância, se o líquido é água,óleo,mel ou polímero fundido,etc.

T: está relacionado à temperatura da substância porque a viscosidade é fortemente influenciada por mudanças de temperaturas.

P: pressão comprime os fluidos, aumenta a resistência intermolecular, líquidos e gases são compressíveis sob a influência de altas pressões crescimento da pressão tende a aumentar a viscosidade.

γ: Taxa de cisalhamento é um fator decisivo que influencia a n de muitos líquidos,o aumento da taxa de cisalhamento pode aumentar a viscosidade.

T:"tempo", indica a dependência da viscosidade de algumas substâncias (geralmente dispersões) do tempo ao qual uma substância foi submetida ao cisalhamento contínuo

o ou se foi mantida parada antes de ser analisada.

E- "campo elétrico“ relacionado com uma família de suspensões cujo comportamento de fluxo é muito influenciado pelas suspensões que são chamadas de:

"fluidos eletroviscosos" (EVF) ou "fluidos eletroreológicos" (ERF magnitude de campo elétrico atuante)

Elasticidade: propriedade que tem os fluídos de aumentar de volume quando diminui a pressão.

Compressibilidade: define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído, com isso a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos e uma medida relativa de mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão(significativa alteração de tensão)

Passo 2

Pesquisar vídeos sobre o funcionamento de braços mecânicos hidráulicos.

Sites sugeridos para pesquisa

Vídeos

Através dos vídeos foi possível observar o princípio de funcionamento e também o aspecto construtivo de cada braço hidráulico (robô), sendo que o ponto mais interessante é a “transferência” desse conceito para projetos reais.

Passo 3

Pesquisar sobre modelos de seringas encontradas no mercado, observando sobre a

capacidade volumétrica, material de confecção, abertura de seção transversal, etc.

Modelos de Seringas.

Durante a pesquisa foi possível observar que os modelos de seringas (focando basicamente na proposta de pesquisa), apresentam variações no quesito dimensão (implicando diretamente no volume de câmera e por consequência na carga impelida).

Modelos:

Seringa hipodérmicas, atóxicas e apirogênicas;

Confeccionadas em polipropileno;

Embaladas individualmente;

Bico slip;

Esterilizadas por óxido de etileno;

capacidade volumétrica: 1,3,5,10,20 e 60ml

Passo -4

Pesquisar sobre dutos, cola e/ou sistemas de aderências e acoplamento de dispositivo transmissivo de fluido (mangueiras, tubos etc.) que poderia ser utilizada entre uma seringa e outra para um sistema de transmissão de movimento fluido-mecânico.

Mangueiras e Tubos de Nylon

DIVISÃO DE POLÍMEROS

Utilizando alta tecnologia no processo de transformação de polímeros, especialmente poliamidas (nylon) 11 e 12, a Divisão de Polímeros Rigitec esta apta à fornecer à sua empresa as soluções mais confiáveis em tubos e mangueiras para freio a ar, combustível (Gasolina, álcool e diesel) e para sistemas pneumáticos.

TUBO DE NYLON SEM REFORÇO

Produzidos rigorosamente conforme as normas DIN 73378, DIN 74324, SAE J 844-A e SAE J 1394-A, são utilizados principalmente em circuitos de combustível (diesel, gasolina ou álcool), freio a ar em caminhões e ônibus e em sistemas pneumáticos.

Abraçadeira em Nylon Abraçadeira Metálica

ETAPA 2 - Aula Tema: Definição e Propriedades dos fluidos

Passo -1

Observar uma possibilidade de execução e/ou função que possa ser feito com um braço mecânico de transmissão hidráulica utilizando seringas. Podendo ser um abraçamento de um objeto e em seguida levantá-lo, etc.

Estudando a possibilidade de construção Braço Mecânico Hidráulico. Após feita a análise dos conceitos aplicados, podemos definir a construção de um braço mecânico com movimento (grau de liberdade) vertical para elevação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com