TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica fluidos

Por:   •  10/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMAS ESTRUTURAIS REDUZIDOS DESENVOLVIDOS PELA EXECUÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO TIPO TRELIÇA

Eduardo José Avelar Silva

Leticia Paiva Pereira1

Matheus Dalcin Martinta1

Rodrigo Antônio Silva1

Rubens César Nunes Junior1

Tassiane Cristina de Lima1

Wendher Cleuvym Anastácio1

Matheus Henrique Pereira

RESUMO

O presente trabalho trata-se da elaboração de um projeto, construção e ensaio destrutivo de um modelo didático de uma ponte, onde foi utilizado para sua montagem macarrão do tipo espaguete (Barila) numero 07 e cola epóxi (Araldite). Assim podemos entender um pouco mais do sistema estrutural. No primeiro momento serão propostos alguns possíveis modelos de ponte treliçada, onde será escolhido o melhor modelo para execução que cujo objetivo é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso e entender como funciona na prática, buscando novos conhecimentos para serem aplicados no projeto. Sua análise e desenvolvimento teve auxílio de dois softwares como o Ftool e o AutoCad que pôde nos proporcionar melhor precisãoe agilidade nos resultados.

Palavras-chave: Ponte Treliçada Warren. Macarrão Barila. Construção Ponte.

1 INTRODUÇÃO

Ponte provém do latim “Pons” e significa “estrada”. Construção é o que possibilita a transação de pessoas, carros, etc. Em lugares não acessíveis tais como curso d’agua, depressão ou barreiras naturais.

O trabalho desenvolvido consiste na integração simples e direta do conhecimento teórico com o aprendizado prático, desenvolvendo cálculos de esforços nas barras e cálculos das quantidades de fios de macarrão que serão utilizados para fundamentarum protótipo de uma ponte que poderá apresentar maior fator de resistência, assim como obter o melhor resultado onde buscamos atender as expectativas propostas, através de diálogos, criatividade e organização do grupo, o que contribuiu para o desenvolvimento interpessoal de cada um, bem como a utilização do trabalho para estudos futuros.

Foram estudados diversos tipos de estruturas treliçadas e seu comportamento quando submetidas a uma carga, desenvolvendo uma ponte respeitando as normas estabelecidas, sendo capaz de prever sua carga de ruptura prevista nas etapas do projeto.

O objetivo primário do trabalho é desenvolver o projeto obedecendo ao regulamento uma ponte capaz de romper com um valor de carga mais próximo possível para a qual foi projetado, e não menos importante, o objetivo secundário é a aplicação dos conhecimentos adotados durante o curso e ainda instigar a busca por novos.

A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas, acompanhadas da construção do protótipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com