TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Aplicada

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Anhanguera

Campo Grande MS

Mecânica Aplicada

Professor: Mauro Chaves

Alunos:

ATPS

Introdução

Neste projeto, foi idealizado uma forma de aplicar vários tipos diferente de mecanismos, trabalhando em conjunto, demonstrando um pouco da enorme gama de possibilidades existentes na mecânica, e o quão importante é esse conhecimento, no cotidiano dos profissionais da área de engenharia.

Projeto

O projeto consiste basicamente em um transportador e esferas, que através de vários tipos de transformações de movimentos mecânicos, movimenta esferas de aço por um circuito pré-definido.

No projeto foi utilizado engrenagens de dois tipos, cilíndricas de dentes retos e cônicas de dentes retos, uma arvore de cames e um virabrequim trabalhando em conjunto com um mecanismo de quatro barras.

Inicialmente, a máquina é movida por uma manivela, que é conectada por um eixo a um redutor, que é formado por um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos, tendo 17 dentes a primeira, e 44 dentes a segunda, gerando uma relação 2,588: 1. Logo em seguida, através desse redutor, é rotacionado um primeiro came, que aciona um sistema de lançamento de esferas, formado por um braço articulado em forma de “L”, tencionado por um par de molas, que se mantem em contato com o came através de um rolete. Esse braço é linkado a um segundo braço por uma haste de aço, onde o mesmo recebe as esferas e as lança em direção ao segundo estágio da máquina.

No segundo estágio do sistema, uma arvore de cames aciona uma sequência de barras, que formão uma escada, que oscilam os degraus de forma alternada com movimentos de subida e descida, através da ação de contato dos cames, esse mecanismo eleva as esferas à uma certa altura, encaminhando-as ao terceiro nível do sistema.

No terceiro nível da máquina, à uma mudança de direção dos eixos, com era necessário um eixo girando paralelo, e distante do conjunto motor, foi utilizado dois pares de engrenagens cônicas de dentes retos, fazendo uma primeira mudança de direção do eixo em 90°, e com o segundo par, gerando uma mudança total de 180°, tornado os eixos paralelos. A relação total do conjunto, foi de 1:1, mantendo a rotação de saída igual a rotação de entrada. Na sequência desse conjunto de transmissão, é movimentado um virabrequim que aciona um conjunto de quatro barras, que tem por finalidade gerar um movimento linear amplificado, acionando um elevador que transporta as esferas para uma torre, empilhando as esferas com o auxílio de um tipo de válvula unidirecional, até que a pilha de esferas exceda a altura máxima da torre, que segue em uma espécie de trilhos, com toda energia potencial armazenada, sendo transformada em energia cinética, pelo percurso de descida, chegando novamente ao início do sistema, começando outra vez o ciclo de percurso da máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com