TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Mecânica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

ROTAÇÃO – Gira em torno de si, no próprio eixo (Ex. pião). Neste movimento os pontos materiais que formam o corpo rígido se deslocam em planos paralelos ao longo de circunferências, cujo o centro estão sobre uma reta fixa (Ex.: eixo de rotação)

TRANSLAÇÃO – Quando uma reta une dois pontos quaisquer do corpo. A translação conserva a mesma direção durante o movimento, geralmente curvilíneo.

MOVIMENTO EM UM PLANO GERAL- É o movimento em que todos os pontos materiais do corpo se deslocam em planos paralelos (Ex.: cortina). OBS.: Qualquer movimento que não for de rotação e translação é de PLANO GERAL.

QUANDO UM CORPO RÍGIDO ESTÁ EM MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO todos os seus pontos possuem a mesma velocidade e a mesma aceleração. No movimento de translação todos os pontos materiais de corpo se deslocam retas paralelas e sua velocidade e aceleração conservam a mesma orientação durante todo o movimento.

VELOCIDADE ANGULAR – É definida por um vetor que corresponde a trajetória do ponto de origem a um ponto quaisquer originando um ângulo sobre normal ou x y ou z.

CADEIA CINEMÁTICA- É o conjunto de links e os pares de junções. É quando cada link se conecta a dois ou mais links.

MOVIMENTO LINEAR- É o movimento onde está concentrado o contato entre duas peças. Obs.: cuidado com a referência.

MOVIMENTO NÃO LINEAR- É o movimento que apesar de ter um link (ou uma barra) em um processo fechado, os mesmos não entram em contato. Obs.: cuidado com a referência.

JUNTAS HOMOCINÉTICAS- Permitem por construção a transmissão do torque em velocidades constante, com vibração restrita independente da variação do ângulo entre os eixos.

GRAU DE LIBERDADE- É o parâmetro necessário para especificar a posição de cada barra (link) em um processo denominado mobilidade.

DEFINIÇÕES

CORPO RÍGIDO - Um corpo rígido é aquele cuja forma não varia apesar de ser submetido à ação de forças externas. Ou seja, a distância entre as diferentes partículas que o compõem mantém-se invariável ao longo do tempo.

MOVIMENTO PLANAR – Se todos os pontos em um mecanismo articulado se movem em planos paralelos, o sistema em um todo descreve movimento planar.

ENGRENAGEM – Mecanismo de transmissão de movimento circular, entre dois eixos, em

que i =const.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com