TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Do Trabalho

Casos: Medicina Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

MEDICINA DO TRABALHO

.PCMSO - NR 07

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é elaborado por Médico do Trabalho. Ao analisar e avaliar os riscos ambientais e ocupacionais , baseados nas atividades profissionais descritas no PPRA e no mapeamento de riscos, define critérios e procedimentos a serem adotados no programa médico. O PCMSO é um documento legal onde está registrada a proposta da Empresa no que se refere à saúde, principalmente no que diz respeito a aspectos de ordem preventiva. O PCMSO é obrigatório em todas as empresas que mantenham trabalhadores, independentemente do número de pessoas e do grau de risco.

· EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS

Para que haja um controle médico de saúde nas empresas, são necessários exames médicos, que serão programados e associados aos exames complementares considerando os riscos ocupacionais detectados; definido-se quais os trabalhadores que serão submetidos a que exames e quando realizá-los. Os exames médicos serão realizados em cinco eventualidades:

ADMISSIONAL

Efetuado antes da contratação do empregado e tem por finalidade avaliar a aptidão física e mental do candidato à função a que ele se propõe;

PERIÓDICO

Pode ser realizado anualmente, bienalmente, ou em periodicidade determinada pelo Coordenador do PCMSO. Está relacionada ao risco da função a que o trabalhador está exposto e de fatores como idade e doenças preexistentes que obriguem ao acompanhamento regular. O exame tem por objetivo prevenir e acompanhar a evolução das doenças que possam ocorrer com o empregado em sua relação com o trabalho;

RETORNO AO TRABALHO

Realizado quando o empregado está retornando de um afastamento superior a 30 dias por motivo de doença, acidente ou parto. Tem por finalidade comprovar a aptidão do empregado ao trabalho.

MUDANÇA DE FUNÇÃO

Ocorrerá quando o empregado mudar de função e risco ocupacional. O exame avalia a aptidão física do trabalhador ao novo posto de trabalho.

DEMISSIONAL

Avalia a condição de saúde e a presença de lesões advindas ou não do trabalho que possam incapacitar o trabalhador na obtenção de um novo emprego. O Exame Demissional é realizado dentro de 15 dias que antecedem o desligamento do trabalhador da empresa.

· PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

· LAUDOS- de Aposentadoria Especial, Insalubridade , Periculosidade e outros.

· SESMT - NR 04 - Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho.

· TERCEIRIZAÇÃO - de mão de obra qualificada e ambulatório médico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com