TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida de Sinais de Corrente Alternada com Osciloscópio

Por:   •  19/8/2019  •  Abstract  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Para este experimento foram utilizados os seguintes equipamentos:

- Fonte variável;

- Gerador de sinais;

- Osciloscópio;

- Multímetro;

- Capacitor de 100nF ± 5%;

- Protoboard;

- Resistor de 1kΩ.

Primeiramente, usamos o gerador de sinais para gerar formas de ondas com determinadas frequências. Para ajustar a frequência, apertamos o botão FADJ e selecionamos o intervalo de frequência através do botão RANGE, os intervalos de frequência estão especificados no manual do fabricante. Escolhemos também o formato da onda na opção WAVE, a princípio, utilizamos uma onda senoidal, anotamos a escala utilizada e o número de divisões, para que fosse possível obter os valores do período T e da frequência f. Repetimos os procedimentos para outras frequências e as outras formas de ondas (quadrada e triangular).

Em seguida, ajustamos o gerador de sinais para 60Hz, onda senoidal, e os valores de tensão eficaz do voltímetro (Vef) 1V, 3V e 5V. Utilizando um multímetro, medimos a tensão e com o osciloscópio encontramos o valor de pico (Vp) e o valor pico a pico, com isso encontramos os valores eficazes para cada tensão.

Logo após estes procedimentos, montamos o circuito RC ao osciloscópio a uma frequência de 40Hz e uma tensão de pico igual a 2V – onda quadrada , obtendo cinco pontos experimentais dos valores de tensão e de tempo - tomados a mão. Também coletamos os dados do próprio osciloscópio através de um pen drive e plotamos o gráfico (Ln ( i/i₀) X t) de ambas maneiras. Para a segunda maneira, foi necessário tratar os dados do gráfico, por conta dos ruídos produzidos pelo próprio equipamento. Através destes gráficos encontramos os valores experimentais para a constante de tempo RC cujo valor teórico é igual a 10�10−5�.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com