TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIRCUITO CONVERSOR DE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADA EM TENSÃO E CORRENTE CONTINUA

Ensaios: CIRCUITO CONVERSOR DE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADA EM TENSÃO E CORRENTE CONTINUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 3

CIRCUITO CONVERSOR DE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADA EM TENSÃO E CORRENTE CONTINUA

Rafaelle das Graças Pimenta Júlio – RA: 31223951

Curso de Engenharia Civil - UNA

Eletrotécnica - ENC2AN-RJA – Dayse Nascimento Anselmo

Introdução

Todas as redes de transmissão e distribuição de energia elétrica utilizam geradores do tipo tensão C.A, entretanto para carregadores de bateria, aparelhos a base de processos eletrolíticos e sistemas eletrônicos (rádios, computadores, telefones, etc.) é fundamental que a fonte de energia seja uma fonte de tensão C.C.

Para esses casos é necessário converter tensão e corrente alternada em tensão e corrente contínua (Conversores C.A-C.C).

Sendo assim, o trabalho tem como objetivo descrever os tipos de tensões e correntes, falar sobre o motivo da utilização de tensão C.A nas redes de transmissão e apresentar o conversor C.A-C.C, detalhando seus dispositivos e funcionamento.

Tensão C.A e tensão C.C

A corrente elétrica é constituída pelo movimento de carga em um determinado intervalo de tempo.

Uma tensão contínua provoca nos circuitos um fluxo de corrente constante no tempo, que circula sempre no mesmo sentido chamada corrente contínua. Existem muitos usos comerciais para a C.C, como no flash de máquinas fotográficas e fontes de alimentação para circuitos eletrônicos.

Já a tensão alternada troca de polaridade constantemente, provoca nos circuitos um fluxo de corrente que varia com o tempo, alterando seu sentido.

A mais importante das tensões C.A é a senoidal, em geral de 220V ou 110V, uma vez que a distribuição de energia elétrica é feita através dela. O uso dessa corrente alternada em residências é comum em todo o mundo.

Por que as usinas distribuem tensão C.A?

As usinas de distribuição são afastadas das cidades e o transporte de tensão alternada é mais econômico do que o de tensão contínua, isso ocorre até mesmo nas distribuições dentro das próprias cidades. E com o auxílio dos transformadores, sendo a corrente alternada, é possível aumentar ou diminuir a tensão até atingir o valor necessário.

Além disso, para a maior parte dos aparelhos que temos em casa (lâmpadas, ferros de passar roupa, etc.) seria indiferente o uso de C.C ou C.A e para aqueles que necessitam de C.C é simples obtê-la a partir da alternada.

Circuito Conversor C.A –C.C

À necessidade de se obter tensões contínuas, a partir de tensões senoidais de entrada, faz com que os conversores CA-CC sejam muito utilizados. Eles têm como objetivo transformar corrente alternada em corrente contínua.

Os sistemas eletrônicos, por exemplo, precisam de um nível de tensão e corrente continuo apropriado para funcionarem e essa conversão se faz por meio de circuitos retificadores, que impedem que haja mudança no sentido do fluxo da corrente.

Esses circuitos retificam a tensão alternada da rede, tornando-a contínua e ajustam a tensão para o nível de trabalho dos componentes eletrônicos.

O diodo é o responsável pela retificação e o transformador por ajustar os níveis de tensão.

O circuito retificador pode ser de meia onda ou de onda completa.

Retificador de meia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com