TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Alternada

Trabalho Universitário: Corrente Alternada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

Corrente Elétrica é o nome dado para o movimento ordenado das cargas elétricas em um condutor. Estas cargas são aceleradas pela diferença de potencial a que estão submetidas. Se a diferença de potencial for constante, o movimento das cargas elétricas terá um único sentido e velocidade constante, em circuitos comuns com certa resistência. Ou seja, neste caso o fluxo de cargas elétricas em uma área de seção transversal é constante ao longo do tempo.

As correntes elétricas geradas por pilhas e baterias são do tipo contínua, elas percorrem o fio sempre em um único sentido. Nesse caso as fontes elétricas possuem dois polos distintos, um positivo e um negativo. A corrente elétrica nesses circuitos é sempre no mesmo sentido.

A corrente elétrica que chega em nossas casas é do tipo alternada. Esse tipo de corrente sofre inversão de sentido constantemente. No Brasil dependendo da região ocorrem 120 ou 240 inversões a cada segundo, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário para um sistema de 120V ou 120 vezes num sentido e 120 vezes no outro sentido para um sistema de 240V.

Por isso dizemos que a corrente elétrica no Brasil tem frequência de 60Hz, 120Hz ou 60 ciclos por segundo, 120 ciclos por segundo respectivamente. Em alguns países, como o Japão, é utilizada a frequência de 50 Hz. Por causa dessas diversas inversões de sentido, que ocorrem a cada segundo em correntes alternadas, não podemos identificar, por exemplo, em uma tomada, qual dos polos é positivo ou negativo.

A figura abaixo nos mostra como varia a intensidade da corrente elétrica em função do tempo e em seguida as outra figura nos mostra um exemplo de corrente alternada e um de corrente continua respectivamente.

Corrente Alternada

Corrente Contínua

Um exemplo de gerador de corrente elética alternada é o alternador utilizado nos veículos, que alimenta os circuitos elétricos do carro e também carrega a bateria. Outro exemplo são os Dinamos, que antigamente eram muito ulilizados nas bicicletas para gerar carga elétrica para acender faróis entre outras coisas

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

A diferença é o sentido da corrente elétrica. Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo de elétrons passando por um fio, assim como a água que circula dentro de uma mangueira. Se os elétrons se movimentam em um único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes. A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na corrente contínua o desperdício é muito grande. Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.

Se todos os sistemas de transmissão fossem em corrente contínua, seria preciso uma usina a cada poucos KM para abastecer as casas com eletricidade. O único problema da alta voltagem transportada pela corrente alternada é que ela poderia provocar choques fatais dentro das residências. Por isso, a alta voltagem é transformada no final em tensões baixas. As mais comuns são as de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com