TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição de massa e volume de um sólido ou líquido

Relatório de pesquisa: Medição de massa e volume de um sólido ou líquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

EXPERIMENTO I:

NOÇÕES BÁSICAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO :

MEDIDAS DE MASSAS E VOLUMES

EXPERIMENTO I:

NOÇÕES BÁSICAS DE TRABALHO NO LABORATÓRIO :

MEDIDAS DE MASSAS E VOLUMES

Relatório submetido a

disciplina de Química Experimental

como título de obtenção da nota do

experimento realizado do devido

título citado no esboço do trabalho.

ÌNDICE

PÁG

1 – INTRODUÇÃO....................................................... 1

2 – OBJETIVOS............................................................ 2

3 – PARTE EXPERIMENTAL …................................ 2

3.1- MATERIAIS E REAGENTES........................ 2

3.2- METODOLOGIA............................................. 3

4-RESULTADOS E DISCUSSÃO................................. 3

5-CONCLUSSÕES......................................................... 4

6-REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS......................... 4

INTRODUÇÃO

Medir a massa e volume de um sólido ou líquido é uma atividade rotineira em um laboratório de Química. Quase sempre para iniciar um experimento realizaremos esse procedimento.

A balança é um dos equipamentos mais utilizados no laboratório, pois a utilizamos para determinar a massa de substâncias químicas. Para a pesagem das mesmas costuma-se utilizar utilizamos um vidro de relógio ou outra vidraria.

Alguns erros durante a pesagem são muito comuns e

influenciam diretamente nos resultados pretendidos. Dentre estes erros podemos citar: efeito da temperatura; entrada de ar; absorção de umidade; em caso de pesadas sucessivas, modificações nas condições do recipiente onde estão sendo realizadas as pesagens, entre outros. Precauções para um bom uso da balança devem ser tomadas de modo a evitar o erro na pesagem ou ainda danos à balança. É importante, por exemplo, ter cuidado para não provocar corrosão à balança, em especial, ao prato. Neste caso os materiais utilizados para pesagem devem ser metais inertes, plásticos ou vidros. Já durante a pesagem centralize o tanto quanto possível a carga no prato da balança. Em caso de dúvidas o professor poderá sempre ajudar a esclarecê-las.

Quanto ao procedimento de pesagem você pode realizá-los de duas formas. A primeira e menos usual é a prévia pesagem da vidraria seguido da adição da substância química. Deste modo por diferença, você obtém a massa que deseja. E a segunda forma e mais comum é zerar a balança com a vidraria em que se deseja pesar a substância química, obtendo assim a massa.

Independente da forma que irá realizar as pesagens algumas observações devem ser levadas em consideração: i) verificar se a balança está no nível (normalmente a indicação do nível fica atrás); ii) para a pesagem abre-se a porta, coloca-se o que se deseja pesar e fecha-se a porta; iii) deve-se aguardar que não haja mais oscilação no número digital para que se anote a massa.

- Medidas de Volume

Para medidas exatas de volume é necessário o uso de materiais volumétricos como pipeta volumétrica, balão volumétrico e também buretas, que são calibrados pelo fabricante em

temperatura padrão de 20ºC. Caso a medida do volume não precise ser exata o uso de materiais graduados é permitido. Dentre estes se pode usar o bécher graduado, proveta ou pipeta graduada.

Assim como na massa alguns critérios devem ser considerados nas medidas de volume. É importante e imprescindível que o líquido a ser medido esteja a temperatura ambiente, visto que dilatações e contrações podem ser provocadas por variações na temperatura. O procedimento de leitura do volume deve-se observar a graduação da vidraria e o menisco, através de uma comparação de ambos, assim como na figura abaixo.

Deve-se lembrar de que o líquido embora tenha a aparência de uma superfície plana ele apresenta uma superfície curva, podendo ser côncava ou convexa, dependendo das forças intermoleculares existentes. Ciente disto, na leitura do volume o olho de está no nível da superfície do líquido. Medir a massa e volume de um sólido ou líquido é uma atividade rotineira em um laboratório de Química. Quase sempre para iniciar um experimento realizaremos esse procedimento. 1

OBJETIVO

O objetivo é realizar medidas de forma precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com