TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo e de calculo - Projeto Hidrossanitário

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Fernando Fernandes de Almeida

João Marcus Rodrigues Campos

Matheus Silveira

Goiânia, dezembro de 2015


[pic 2]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Fernando Fernandes de Almeida

João Marcus Rodrigues Campos

Matheus Silveira

Projeto hidrossanitário apresentado à professora Maria Nascimento como parte dos requisitos de N2 para avaliação na disciplina ENG2324 – Instalações Hidráulicas Prediais.

Goiânia, dezembro de 2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Objetivos        4

2        memorial descritivo        5

2.1        Dimensionamento das partes de instalações de esgoto sanitário        5

2.2        Dimensionamento da caixa de gordura        6

2.3        Dimensionamento das partes de instalações de esgoto pluvial        6

2.3.1        Dimensionamento das calhas        6

2.3.2        Dimensionamento dos tubos de queda        7

2.3.3        Dimensionamento da rede coletora        7

3        referências bibliográficas        8

4        Anexos        8


  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Hidrossanitário apresenta o dimensionamento e locação do conjunto de tubulações, aparelhos, conexões, peças especiais e acessórios destinados ao suprimento de água potável e afastamento de águas pluviais das edificações, desde a ligação à rede pública de água até o retorno ao coletor público de esgotos ou o sistema individual de tratamento, e também o encaminhamento das águas pluviais a rede pluvial da rua ou demais sistemas que utilizem a água da chuva.

As instalações hidráulico-sanitárias prediais atendem dois requisitos básicos:

  • Hidráulico: Fornecer água de qualidade apropriada, em quantidade suficiente e sob pressão adequada a todos os aparelhos.
  • Sanitário: Impedir o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação dos aparelhos e a entrada de gases de esgotos, de roedores ou insetos nos prédios.

Os projetos hidráulicos são dimensionados de acordo com as necessidades do cliente, e adequados em sua perfeita otimização dentro das Normas Técnicas da ABNT. Durante o primeiro bimestre elaboramos o projeto de um sistema hidráulico, através da locação da entrada de água potável com hidrômetro e registro; locação dos reservatórios; prumadas de distribuição da água; ramais de distribuição; pontos de água e registros; prumadas de chegada e saída de água; ramais de distribuição; dentre outros.

Neste bimestre, concluindo o projeto hidrossanitário, foi realizada a elaboração do sistema sanitário, com suas prumadas; ramificações; locação de ralos; posição de caixas de passagem; calculando o diâmetro das tubulações; calculando a área de captação das águas pluviais, suas calhas e prumadas de distribuição; dentre outros.

1.1        Objetivos

Quando planejamos um projeto hidrossanitário, o objetivo é o funcionamento ideal de todo o sistema hidráulico e sanitário. Visando alcançar o melhor custo/benefício, elaborar um bom projeto e reduzir, dessa maneira, eventuais problemas futuros, o engenheiro precisa adotar boas práticas. No presente trabalho será explicitada toda a elaboração do projeto de um sistema sanitário e seu respectivo memorial descritivo.

  1. MEMORIAL DESCRITIVO

O projeto foi elaborado em etapas, se iniciando pelas instalações de esgoto sanitário, com o a definição e o posicionamento das tubulações no projeto, além do dimensionamento da caixa de gordura, dos ramais de descarga, ramais de esgoto, subcoletores, tubos de queda, coletor predial, ramais de ventilação e colunas de ventilação. E, por fim, concluímos a elaboração do projeto com as instalações de esgoto pluvial, realizando o dimensionamento das calhas, dos tubos de quedas e da rede coletora. Todos os cálculos e dados obtidos podem ser observados nas tabelas em anexo.

  1. Dimensionamento das partes de instalações de esgoto sanitário

Primeiramente foi estabelecido no projeto por onde as tubulações de esgoto sanitário passavam em todos os ambientes do edifício, (desde a saída dos aparelhos, passando pelos tubos de queda até o retorno ao coletor público de esgotos) para que então pudessem ser feitos os seus respectivos dimensionamentos.

De acordo com a Tabela 1 do livro utilizado para a realização dos cálculos, foram definidos os determinados diâmetros dos ramais de descarga de acordo com o estabelecido para cada aparelho existente, com seu respectivo número de Unidade Hunter de Contribuição (UHC). Identificando a somatória para cada trecho dos ramais de esgoto pela Tabela 2, e podendo assim calcular o diâmetro do tubo de queda pela Tabela 4.

Além das tubulações do esgoto secundário e primário, foi estabelecido também no projeto, o posicionamento dos ramais de ventilação, bem como sua coluna de ventilação. Através da Tabela 5 foi feito o dimensionamento de ramais de ventilação e através da Tabela 7 o dimensionamento de colunas de acordo com a altura da edificação, multiplicando o nosso pé direito (2,72 metros) pelo número de andares tipo mas os de área comum.

Algumas observações que podem ser feitas são no subsolo, que devido a diferença de nível foi necessário o uso de uma bomba de recalque para levar o esgoto até o térreo. Além de que as tubulação do tubos de queda e de água pluvial se uniram no teto do térreo (onde o shaft parou de existir) e as tubulações desceram perto da escada de incêndio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com