TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo para projeto

Por:   •  7/6/2017  •  Seminário  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO

1. Condições Fundamentais:

A execução do edifício seguirá fielmente a todos os projetos, disposições legais, técnicas adequadas, material de qualidade e mão-de-obra especializada.

2.  Preparação do Terreno:

O terreno será devidamente limpo, após será executado um gabarito de madeira nivelado que servirá para marcação e esquadro da obra.

3. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: Serão construídas instalações provisórias, que atenderão a demanda da obra, conforme a NR 18. O tapume será em madeira, com fechamento em chapa de aço galvanizada ou chapa de compensado . Almoxarifado, vestiário de funcionários e escritório da obra, será em madeira com piso em madeira e cobertura em fibrocimento. O banheiro dos funcionários será em alvenaria, composto de chuveiros, bacia sanitária e lavatório. 2 Serão feitas ligações de energia trifásica, água potável e ligação de esgoto sanitário do canteiro no sistema tipo fossa e filtro.

4.  SONDAGEM DO SOLO: Será feita sondagem para análise do solo, por empresa especializada, a fim de que se tenha os parâmetros de resistência para elaboração do Projeto Estrutural.

5.  LOCAÇÃO DA OBRA: A edificação será locada em conformidade com os Projetos Aprovados, seguindo as especificações de cotas e níveis. A locação da obra deverá ser rigorosamente de acordo com a planta de localização, cujas cotas devem ser respeitadas de maneiras a permitir que as paredes, depois de construídas reproduzam planimetricamente o paralelismo e o verticalismo como foi apresentado em planta. A localização deverá ser feita por piquetes com altura superior ao baldrame de construção, a fim de que os pontos de alinhamento possam ser facilmente transportados de cima para baixo por meios de fios de prumo. Cada eixo de construção terá sua posição marcada através de guias que deverão estar distanciadas 100cm da face e topo das paredes para permitir o livre trânsito necessário aos operários.

6. INFRAESTRUTURA:

Conforme projeto específico, as fundações serão executadas com pessoal capacitado, as aberturas no solo com segurança, cotas de arrasamento corretas, coroamento e arranques conforme projeto. As brocas e/ou estacas serão executadas até atingirem um solo resistente. Sobre as mesmas, serão executadas sapatas e, sobre elas, as vigas baldrames, que servirão de base para as paredes internas e externas.

- FUNDAÇÕES PROFUNDAS: Serão fundações profundas do tipo estacas, compatíveis com o projeto de sondagem do solo.

 - FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS: Vigas de fundação em concreto armado, conforme determina o projeto estrutural e Norma ABNTNBR 6122 .

7.  LAJES: As lajes serão pré-moldadas com vigotas e tavelas ou painéis treliçados de concreto, conforme projeto estrutural. O concreto a ser utilizado será do tipo usinado bombeado, com as características determinadas no projeto estrutural. O nivelamento e a vedação das fôrmas deverá ser criteriosamente executado, para que se obtenha um perfeito acabamento do concreto. Após o lançamento do concreto o mesmo será adensado, regoado e alisado.

8. FORROS: Todos os ambientes internos terão forro com chapisco e reboco de argamassa industrializada.

9.  TETOS: Reboco com argamassa única industrializada.

10. Cobertura:

Laje impermeabilizada onde indicado no projeto.

11. IMPERMEABILIZAÇÕES E ISOLAMENTOS:

- Impermeabilização:

Será executada uma camada de argamassa de cimento e areia lavada dosada com impermeabilizante sobre as vigas baldrames, dobrada 10cm para cada lado, após será aplicado neutrol ou similar sobre a camada.

 - VIGA DE FUNDAÇÃO: Serão impermeabilizadas, nos locais onde serão executadas as alvenarias, com o sistema de pintura asfalto.

12.  Estrutura:

Será em concreto armado conforme projeto específico e atenderá às normas da ABNT. Pilares e vigas serão moldadas in loco.

13.  Alvenaria:

As paredes serão erguidas sobre baldrames já impermeabilizados, em alvenaria de tijolo maciço e/ou bloco cerâmico, assentados com argamassa de areia lavada, cal e cimento. Sobre as portas, abaixo e acima das janelas e vitrôs, existirão “vergas”, e no respaldo das paredes “cintas” de travamento para receber a laje, tudo especificado em projeto. A execução da alvenaria deverá seguir corretamente o projeto arquitetônico.

14.  ESQUADRIAS: As portas principais serão de madeira de demolição, bem como as portas de entrada dos apartamentos, as internas, dos banheiros; internas dos banhos; As portas de correr 2 folhas dos apartamentos deverão possuir persianas. As janelas das áreas de serviços, banheiro e lavabos serão em PVC ou madeira do tipo maximar. E as janelas e portas externas terão baguetes de alumínio para sustentação do vidro.

Deverá ser executado muro em alvenaria, junto ao alinhamento do vizinho, conforme projeto.

 15. VIDROS: Nas janelas dos banhos serão do tipo fantasia mini-boreal, 3 mm de espessura, nas demais janelas e portas serão do tipo translúcido, nos fechamentos, acesso ao pátio o vidro laminado terá 4mm de espessura.

16. REVESTIMENTOS DE PAREDES:

As paredes da cozinha, banheiros e área de serviço serão revestidas com barra impermeável até o teto. Nos demais espaços serão aplicados sobre argamassa, reboco fino e pintura em látex. Este mesmo processo se repete na parte externa, mais o tratamento de impermeabilização.

- REBOCOS: As paredes internas serão rebocadas com argamassa de revestimento industrializada interna.

- WCS:  Somente na parede dos equipamentos será revestidas com peças cerâmicas, até a altura de 1,50m.

 17. PEITORIS DE JANELAS: Serão em peças de basalto, mármore ou granito polido como pingadeira. Serão fixados com cimento – argamassa colante, com caimento para o lado externo da parede.

18. PAVIMENTAÇÕES: A obra terá contrapiso de concreto. As áreas molhadas receberão piso cerâmico. Será utilizado basalto regular ou bloquete de concreto na circulação térrea. No desenho de piso externo será assentado bloco de concreto intertravado. Na circulação do pavimento superior será executado cimento alisado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com