TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de cálculo projeto elétrico

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  1.728 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] [pic 2]

Memorial de cálculo – Instalações elétricas  de um Centro Comercial em Curitiba

Curitiba

2018


  1. Parâmetros Iniciais da edificação

O presente memorial de cálculo do projeto elétrico, refere-se a uma edificação comercial de propriedade particular dentro do munícipio de Curitiba. Esta edificação poderá ser utilizada para diferentes ramos de atuação e estará adequada corretamente para o uso de seus funcionários, bem como ao atendimento da comunidade que utilizará de seus serviços.

Foram realizadas prévias medições de área e perímetro de cada ambiente da edificação através da planta baixa, sendo atribuídos nomes aos ambientes para facilitar sua divisão e classificação.

  1. Normas utilizadas

Para os projetos elétricos, utilizou-se como base a NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais que utilizem do espaço da edificação em questão, assim como o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Também foi utilizado como parâmetros as prescrições e os padrões da concessionária local de energia COPEL (Companhia Paranaense de Energia). Ainda foram consultadas normas auxiliares para complementar e embasar o projeto elétrico, entre elas as mais importantes são:

  • NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
  • NTC 901110 – Atendimento a edificações de uso coletivo.
  • NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • NBR 6148 - Condutores isolados com isolação extrudada de cloreto de polivinila (PVC) para tensões até 750 V

Toda e qualquer alteração do projeto durante a obra deverá ser feita mediante consulta prévia do engenheiro projetista. Se forem necessárias mudanças ao final da execução deverá ser entregue um novo projeto elétrico considerando todas as modificações que foram realizadas, e as devidas compatibilizações de projetos complementares, como o diagrama unifilar corrigido e outros.

  1. Alimentação elétrica

  • Tensão nominal: 110 V (127V) / 220 V (Exclusivamente para o motor do elevador e podendo também alimentar outros equipamentos que necessitem desta tensão nominal)
  • Frequência nominal: 60 Hz        
  1. Divisão das instalações

A instalação elétrica da edificação comercial será classificada dependendo do seu uso e carga, sendo classificada como:

  • Iluminação
  • Pontos de tomadas de uso geral (TUG’s)
  • Pontos de tomadas de uso específico (TUE’s)
  1. Determinação da quantidade de tomadas por cômodo

Com a devida separação por áreas do local e contendo os valores de áreas e perímetro de cada ambiente, podemos realizar a devida alocação mínima de tomadas, respeitando as seguintes restrições:

  • Em ambientes em que a área < 6 m², deve-se prever no mínimo um ponto de tomada.
  • Demais ambientem em que a área > 6m², deve-se prever no mínimo um ponto de tomada para cada 5 m ou fração de perímetro as quais devem ser espaçadas de maneira mais uniforme possível.
  • Nos banheiros, deve-se prever pelo menos um ponto de tomada junto a pia/lavatório o qual deve estar distante no mínimo 60 cm do limite do boxe, quando esse existir.
  • Quando o uso da tomada for destinado a alimentar aparelhos fixos ou estacionários que requeiram circuito exclusivo, podem ser utilizadas as tomadas de uso específico (TUE’s) para suprir os equipamentos. Esta tomada não poderá estar a uma distância superior a 1,5m do equipamento.

  1. Tomadas de Uso Geral

Obedecendo as restrições citadas anteriormente, e com os valores de cada ambiente devidamente tabelados, calculamos os valores mínimos para cada ambiente, obtendo o seguinte resultado:

  • Para ambientes com área igual ou maior a 6 m²:

[pic 3]

OBS.: Caso o valor encontrado através desta fórmula não seja um número inteiro, deverá ser arredondado para cima. (Exemplo: 4,1 -> 5)

  • Para ambientes com área menor que 6 m²:

O mínimo para o ambiente é uma tomada, podendo ser adotadas mais tomadas caso exista a necessidade no ambiente.

CÔMODO

ÁREA [m²]

PERÍMETRO [m]

TUG'S

Salão de Beleza

89,03

41,60

11

Banheiro Inferior

4,01

8,20

1

Loja

40,23

37,20

7

Clínica de Fisioterapia

45,83

32,00

6

Escritório de Advocacia

32,70

28,30

5

Banheiro 1

1,99

5,80

1

Banheiro 2

2,46

6,30

1

Banheiro 3

3,00

7,40

1

Escada

13,88

24,50

1

Elevador

3,08

7,10

-

Sacada / Circulação

16,90

28,40

1

  1. Tomadas de Uso Específico

As tomadas de uso específico são necessárias quando a alimentação de determinado aparelho seja tanta que recomenda-se o uso de um circuito exclusivo para isso, dessa maneira, como nesta edificação o único aparelho que requer uma alimentação com maior potência é o elevador, apenas neste ponto existirá uma Tomada de Uso Específico (TUE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (264.7 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com