TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo hidrosanitario

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL DESCRITIVO HIDROSANITÁRIO

INTRODUÇÃO:

O presente memorial visa especificar as matérias primas a serem  utilizados na execução hidrossánitario deste projeto, bem como a técnica empregada nas aplicações dos mesmos.

A elaboração deste projeto foi realizada com base nas normas técnicas abaixo relacionadas, elaboradas e divulgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, legislação do município de São Leopoldo e especificações do Serviço Municipal de  Água e Esgotos – SEMAE.

                NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário

                NBR 5626 – Instalação Predial de água fria

                NBR 7229 – Projeto Construção e operação de tanques sépticos

NBR13969- Tanques Sépticos – Unidade de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação.

Lei Municipal nº4028 de 28 de dezembro de 1984.

ESGOTO SANITÁRIO

As instalações prediais de esgoto sanitários deverão ser executadas conforme o projeto obedecendo às determinações da ABNT, segundo a Norma Brasileira Nb19/83, registrada no IMETRO sob nºNBR8160/1983, que fixa as condições técnicas exigíveis para o projeto e a execução das referidas instalações As águas residuais deverá ser conduzido nas suas referidas tubulações até a sua estação de tratamento fossa séptica e filtro anaeróbico. Será feito todos os testes para a verificação do perfeito funcionamento de toda a instalação.

FILTRO ANAERÓBICO

Será utilizado filtro anaeróbico antes da ligação do esgoto a rede pluvial, para diminuir ainda mais a matéria orgânica no esgoto. O filtro terá capacidade conforme especificado no projeto e memória de calculo em anexo. O sistema local de tratamento compõe-se de um filtro anaeróbico conectado ajusante do tanque séptico. Será em concreto armado pré-moldado, de modo a não permite a infiltração de águas externa a zona reatora do filtro a vice-versa. Após a passagem pelo filtro, à água vai à rede pluvial publica.

TANQUE SEPTICO

O tanque séptico utilizado será em concreto armado pré-moldado com suas dimensões especificadas em projeto e memória de calculo em anexo.

O tanque séptico e receptivos tampões devem ser resistentes a solicitações de carga horizontal e vertical em dimensões suficientes garantir a especialidade em face de sobrecargas aplicadas no dimensionamento das edificações, pressões horizontais de terra e carga hidráulica devida à sobre elevação de lençol freático.

Antes de tanque entrar em funcionamento será submetido ao ensaio de estanquiedade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo 24 horas.

A estanquiedade será medida pela variação do nível de água, após preenchimento, ate altura da geratriz inferior do tubo de saída, decorrida 12 horas. Se a variação for superior a 3% da altura útil, a estanquiedade é insuficiente e procede-se a correção de trincas, fissuras e ou juntas. Após realizar-se novo ensaio, caso persista o problema a peça devera ser trocada, ate conseguir-se uma que esteja nos padrões.

O iodo e a escuma acumulados no tanque deverá ser removido em intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto, conforme tabela n°03 da NBR7929 (um ano), O tampão de fechamento do tanque deve ser diretamente acessível para a manutenção.

 

REDE DE DRENAGEM PLUVIAL

Será realizado executado de acordo com o projeto e o seu escoamento será realizado de forma a realizar o mais curto trajeto e no menor tempo possível. O sistema de esgotamento de água pluvial será completamente separado de esgoto sanitário, evitando-se com isso a penetração dos gases dos esgotos primários no interior da habitação.

CAIXAS DE INSPEÇÃO

As caixas de inspeção e areia devem ter tampas visíveis que possibilitem a inspeção e limpeza, sendo feitas de tijolos maciços revestidos internamente com argamassa de Ci: Ar no traço de 1:3, com tampa tipo grelha nas colonas de descida e de concreto nas demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com