TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestre De Obra

Trabalho Escolar: Mestre De Obra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  394 Visualizações

AULA 9/20 – DEGRADAÇÃO DE PAVIMENTO RODOVIÁRIO

ento de uma estrada ou de um arruamento é constituído por um conjunto de camadas colocadas horizontalmente sobre o terreno, tendo como principal função, proporcionar uma superfície cômoda e segura para a circulação dos veículos, ao longo de sua vida útil, e distribuir as ações induzidas pelo tráfego, de forma que estas possam ser suportadas pela fundação.

Na concepção e projeto de um pavimento de estrada, teremos que ter em conta, portanto, dois aspectos fundamentais. Por um lado, o seu comportamento estrutural, que é determinado pelos materiais e espessuras das camadas empregadas na sua construção e por outro as suas exigências funcionais, que determinam as condições de textura e acabamento das camadas superiores do pavimento para que a superfície final seja segura e confortável.

A ruína de um pavimento da-se quando a qualidade da superfície se reduz, de forma a ultrapassar determinados limiares a partir dos quais a circulação dos veículos deixa de poder ser realizada em condições de segurança e conforto.

A degradação do pavimento inicia-se assim que este entra em serviço e os veículos começam a circular sobre sua superfície, esta degradação é ainda afetada pela ação dos agentes atmosféricos (chuva, gelo, vento, radiação solar, etc.), que mesmo sem tráfego podem degradar o pavimento, ou podem acentuar as degradações induzidas pelo tráfego.

Os métodos de dimensionamento de pavimentos tem como objetivo analisar os mecanismos de degradação e determinar os materiais e espessuras adequadas para evitar que a ruína ocorra antes do final do período

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com