TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestre

Trabalho Universitário: Mestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2012  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário Executivo

Ao se apresentar a presente dissertação, um dos objectivos foi essencialmente observar o impacto que origina essa acção magnitude do emprego de três instituições de microcrédito mais importante na cidade de Maputo por um lado e por outro avaliar também o a mesma variável do lado dos beneficiários que tomaram crédito no período de Janeiro de 2009 a Dezembro de 2010, de acordo o marco da pesquisa.

Em Maputo, para além das operações convencionais de microcrédito, refere-se ainda, as actividades que são praticadas pelas instituições de Microcrédito como tal que eclodiram a partir do ano de 1993, com a experiência de uma Organização não-governamental, a World Relief, outras práticas são realizadas, mas de caracter informal, como o Xitique e a Associação de Poupança e crédito rotativo (RASCA/APCR).

Apesar da carteira de crédito ser crescente ao longo do período fixado como analisado, o mesmo não acontece quando as comparações são feitas de ano pois ano, conforme os dados discutidos no ponto (3.6).

Na partilha do mercado, a ProCredit é que apresenta maiores desempenho na ordem dos seus indicadores, por exemplo para o ano de 2010 o volume da carteira de crédito activo foi de 992.526 milhões de meticais, contra 558.737 milhões de meticais da Socremo e apenas 137.933 milhões de meticais do Tchuma.

Na variável emprego, tão-somente abismal a diferença do pessoal ao serviço da ProCredit com as outras operadoras. Por exemplo no ano de 2010 a ProCredit empregava 608 trabalhadores, enquanto a Socremo somente tinha no seu quadro do pessoal 340 trabalhador e o Tchuma somente 166 trabalhadores.

Quando discutida a parte empírica, com recurso aos dados do inquérito, no universo amostral de 49 elementos inquiridos, observou-se que não havia muitas diferenças quanto ao género, a distribuição foi repartida em 41% para os beneficiários do sexo masculino e um pouco mais do sexo feminino (59%).

Quanto ao estado civil a maior parte de beneficiário foram casados (51%) e os divorciados foram os que menos beneficiaram-se (14%) apenas. Outro dado importante de salientar é o facto das pessoas que mais acorreram em busca de uma oportunidade no microcrédito estarem na faixa etária dos 21- 42 anos de idade (57%).

No que concerne a concentração por instituição dos beneficiários do microcrédito, a ProCredit leva vantagem (35%) e o que menos concentra é o Tchuma apenas com 14% dos beneficiários.

Sobre as opções que as instituições oferecem, maior número de beneficiários corroboram que seja o BOM que melhor alternativa do juros baixo apresenta (57%), mas quando a questão for para a rapidez em receber, a maioria aponta como sendo no TCHUMA (57%), ao passo que em termos de pouca burocracia é apontado o ProCredit (38%) e uma boa parte dos beneficiários afirmaram terem sofrido influência de outras pessoas em optarem por uma instituição, onde há um grande equilíbrio entre os beneficiários do Socremo (18%) e a ProCredit (17%).

Na pesquisa procurou-se também saber sobre as principais actividades que foram tidas como opção para destinar os valores recebido. Aqui uma forte concentração é encontrada no comércio e prestação de serviços onde ambos são responsáveis por um pouco mais de 79% do valor recebido pelos beneficiários. A maior parte dos valores foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com