TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Scrum

Exames: Metodologia Scrum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia Scrum

Introdução:

Um dos grandes desafios para os desenvolvedores de sistemas e software, é a busca pelo desenvolvimento rápido sem perda de qualidade. A falta de comprimento de prazos é o pesadelo dos contratantes, um a atraso considerável no cronograma pode gerar perda de lucros impactantes ou até prejuízos. Por isso se estudou, e tem sido estudado, varias metodologias de desenvolvimento rápido, entre elas tem a metodologia Scrum, que é a metodologia que será abordada nesse trabalho.

Origem:

O nome da metodologia Scrum tem sua origem no nome de uma formação usada no rúgbi (pai do futebol americano) em que oito jogadores da equipe trabalham em conjunto buscando o mais rápido possível atingir o objetivo da jogada. O Nome scrum tornou-se sinônimo de uma briga rápida.

Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product Development Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Eles notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares, produziam melhores resultados. Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum, conforme descrito abaixo, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando os estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e

Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.

Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e do estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka. A função primária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento. Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, como iniciar uma escola pequena, projetos de pesquisa científica, ou até mesmo o planejamento de um casamento.

Mesmo que idealizado para ser utilizado em gestão de projetos de desenvolvimento de software ele também pode ser usado para a gerência de equipes de manutenção, ou como uma abordagem para gestão de programas: Scrum de Scrums

Elementos e atividades que constituem o Scrum:

Team : (Time) equipe , um grupo multifuncional com cerca de 7 pessoas e que fazem a análise, projeto, implementação, teste etc.

Product Owner (Dono do Produto) No Scrum o Dono do produto deve saber que é dele a responsabilidade sobre o produto que se desenvolve, mais do que a sua propriedade, ele deve estar informado e atualizado com as prioridades e necessidades do cliente, e transmitir para os stakeholders (todos os envolvidos no processo).

Scrum Master.(Mestre Scrum) que mantém os processos (normalmente no lugar de um gerente de projeto) que tem como função primária remover qualquer impedimento à habilidade de uma equipe de entregar o objetivo do sprint. O Scrum Master não é o líder da equipe (já que as equipes são auto-organizadas), mas atua como um mediador entre a equipe e qualquer influência desestabilizadora. Outra função extremamente importante de um Scrum Master é o de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as práticas de Scrum, motivando-os e mantendo o foco na meta da Sprint.

Sprint (Corrida) o termo se refere ao esforço final de uma corrida; pode ser traduzido como “correr em alta velocidade por uma distancia curta”.

Um sprint é a unidade básica de desenvolvimento em Scrum. Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês, e são um esforço dentro de uma caixa de tempo (ou seja, restrito a uma duração específica) de comprimento constante. Cada sprint é precedido por uma reunião de planejamento (Sprint Planning), onde as tarefas para o sprint são identificadas e um compromisso estimado para o objetivo do sprint é definido e seguido por uma reunião de revisão ou de retrospectiva, onde o progresso é revisto e lições para os próximos sprints são identificadas.

* Selecione o trabalho que está a ser feito.

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com