TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios na Implantação da Metodologia Ágil Scrum em Uma Empresa de Desenvolvimento de Software Corporativo

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.800 Palavras (24 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 24

Desafios na implantação da metodologia ágil Scrum em uma empresa de desenvolvimento de software corporativo

André Eduardo Sbrissa Barnabé

Professor Orientador: Me. Marcílio Oliveira

 Faculdade Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - IBTA

MBA Engenharia de Software Orientada para Serviço (SOA)

RESUMO

Em busca de melhor qualidade de seus produtos, produtividade, lucratividade e satisfação dos clientes, muitas empresas produtoras de software vem migrando das metodologias tradicionais de desenvolvimento para o framework Scrum. Entretanto qualquer mudança na metodologia de desenvolvimento dentro da empresa exige quebra de paradigma, envolve mudança de cultura, determinação e disciplina. A adoção do Scrum vem se mostrando um processo complexo em sua implantação. Com base em um estudo em uma empresa de software de gestão empresarial que vem implantando o Scrum em seus projetos e baseado em referências bibliográficas, este trabalho tem por objetivo identificar os principais desafios e dificuldades encontradas pelas empresas, na implantação da metodologia ágil Scrum.

Palavras-Chave: Metodologia Ágil , Scrum, Desenvolvimento de Software, Scrum Master, Product Owner, Sprint.

  1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividade, avanços tecnológicos e a grande necessidade de se adaptar rapidamente as mudanças, as empresas produtoras de software cada vez mais procuram otimizar o processo de desenvolvimento de seus produtos buscando obter  agilidade, melhor qualidade para gerar maior satisfação a seus clientes, ganhos de produtividade e aumentar a sua lucratividade.

Atualmente um grande número de empresas de software ainda se utiliza de processos criados internamente, com base em modelos tradicionais como o modelo cascata, que têm alguns problemas e limitações como: Falta de agilidade para atender solicitações dos clientes; dificuldade a adaptação a mudanças mais freqüentes como, divergências entre as quais foram solicitadas e as que foram feitas, mudanças relacionadas a novos processos, novas legislações; grande quantidade de tempo gasta em processos burocráticos; não cumprimento das datas de entregas.

As empresas de TI ainda vêm errando e muito em seus processos de desenvolvimento. Apenas 39% dos projetos entregues são considerados sucesso. 18% são puro fracasso (cancelados, ou nunca colocados em produção ou utilizados pelo cliente), 43% são desafiados (sofreram atrasos, estouraram o budget, não atendem as necessidades, estão cheios de defeitos).

[pic 1]

(fonte: Standish Group - Chaos Report)

 

As metodologias ágeis é uma opção às metodologias tradicionais com suas práticas e princípios aderindo as essas necessidades atuais das empresas.

O surgimento das metodologias ágeis ocorreu nos anos 90, o processo originou-se da percepção de que o modelo em cascata era burocrático e pouco flexível a mudanças. Mas foi apenas na década seguinte que houve um crescimento maior em sua adoção.

Em essência, as metodologias ágeis foram desenvolvidas com o objetivo de vencer as fraquezas percebidas e reais da Engenharia de Software (Pressman, 2010).

Em 2001 ocorreu o manifesto da agilidade, criado por 17 desenvolvedores de software que buscavam melhores maneiras de desenvolver software. Na busca dessas melhorias ficaram evidenciados e destacados quatro valores principais:

  • Indivíduos e interação entre eles são mais importantes que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento é mais importante que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente é mais importante que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças é melhor que seguir um plano.

O Scrum é uma das metodologias ágeis existentes onde o processo de desenvolvimento de software é feito de forma iterativa e incremental. O framework Scrum exige muita disciplina e respeito aos processos tendo como essência as pessoas e não o processo. Pode-se dizer que uma de suas principais características são a simplicidade e o foco em resultado.
        O Scrum tem como meta agilizar o processo de desenvolvimento, sugerindo a quebra do projeto em pequenas partes para facilitar o cumprimento de objetivos de curto prazo.

A empresa estudada neste trabalho é uma empresa de desenvolvimento de software de gestão empresarial (ERP). A empresa atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para organizações que atuam nos segmentos de Agronegócios, Combustíveis, Construção, Logística, Manufatura e Serviços. O objetivo da empresa é fornecer soluções que proporcionem competitividade e apoio estratégico aos seus clientes.

Apesar de já estar há mais de 28 anos no mercado, sua metodologia de desenvolvimento ainda depende de alguns processos criados internamente, com base no modelo cascata.

Devido a complexidade do negócio da empresa, que é desenvolver, manter e evoluir um software  destinado a vários segmentos, onde esses segmentos tem uma evolução e grande dinamismo no ambiente de negócios no seu dia a dia, onde  um país provê alterações e exigências legais diariamente, minuto a minuto, as variáveis: desenvolvimento rápido, mudanças constantes de requisitos e dificuldade em entendê-los, qualidade e custo do produto fez com que a empresa percebesse que ficou inviável desenvolver 100% seu software utilizando o modelo cascata. Para atender melhor seus clientes sentiu-se uma necessidade da evolução e mudanças de seu processo de desenvolvimento.

Portanto, diante de suas necessidades a empresa passou a adotar a metodologia ágil Scrum para desenvolver seus projetos e manter o produto.

Através de pesquisas bibliográficas foi possível perceber que as equipes encontram grandes dificuldades na implantação das metodologias ágeis.

Esse trabalho visa documentar os desafios encontrados pela empresa na adoção do framework Scrum. A empresa ainda está engatinhando com essa nova metodologia e, portanto é um excelente estudo de caso a se documentar.  Serão detalhadas as principais dificuldades e as ações que estão sendo tomadas para superá-las.

Na próxima seção, serão apresentados os objetivos gerais e específicos desta pesquisa. Na seção 3 serão detalhadas todas as etapas de como essa pesquisada será realizada. Na seção 4, serão apresentadas a definições das metodologias ágeis e o framework Scrum. Na seção 5 será apresentado os principais desafios para adoção do Scrum e por fim as conclusões finais.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral deste trabalho é estudar a metodologia ágil Scrum e descrever os principais desafios que a empresa irá enfrentar em sua adoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (519.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com