TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM EM PROCESSO DE CAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWAR

Por:   •  29/11/2016  •  Artigo  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 12

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM EM PROCESSO DE CAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA CLIENTES DA IDWEB[a]

Wanderley, Adriano de Abreu[1][b]

RESUMO

A partir de uma visão empírica, sobre os processos ocorridos dentro da captação de clientes e do desenvolvimento de softwares, para aplicação empresarial, foi observado no período de Janeiro a Junho de 2015 várias fragilidades no processo de comunicação resultando em retrabalhos. Entre os fatores que mais contribuíram para esse retrabalho estão o input dos objetivos do cliente (dados incompletos ou equivocados repassados a equipe de desenvolvimento) que propiciou baixa produtividade neste período. O processo ainda teve outros entraves na comunicação interna, sendo desenvolvidas as etapas do processo com menor grau de sincronicidade, gerando conflitos entre a equipe por conta da falta da informação ou da informação equivocada ou incompleta. Desta forma, cabe aqui uma indagação como problema da pesquisa: Como corrigir os problemas de comunicação da captação ao desenvolvimento de softwares utilizando o Scrum como metodologia ágil?[c]

Palavras chave: Software. Scrum. Metodologia.

1 INTRODUÇÃO

A evolução das tecnologias e a constante necessidade do mercado em solucionar os entraves e agilizar seus sistemas, criam a obrigação desses sistemas em serem cada vez mais rápidos, eficientes e eficazes em sua execução. Isso é perfeitamente comprovado se compararmos sistemas antigos com os da atualidade, como exemplo disso, temos o próprio sistema operacional Windows da Microsoft, que se analisarmos a sua versão 95 para atual, é praticamente impensável rodar a internet no mesmo. Aplicativos muito pesados não conseguiriam ser executados nesta versão do sistema devido a sua arquitetura.

Quem trabalha no desenvolvimento de softwares[2] tem a dimensão exata sobre a relação de tempo de execução e o prazo para o desenvolvimento que, em via de regra, torna-se o gargalo para o atendimento do cliente e de suas necessidades, sob pena de empresas como a iD Web, perderem mercado a partir de fragilidades de tempo, eficácia e até mesmo da interface amigável de seus produtos.

Isso deve-se ao fato de cada cliente ser um contributo para os profissionais da área de desenvolvimento de software, visto que, à medida que se planeja procedimentos adequados e dinâmicos, capazes de suprir aspectos de rapidez e necessidade, os profissionais da área desenvolvem também soluções em bloco, ou seja, os problemas de um cliente podem ser os mesmos para vários clientes. Bem como, as soluções encontradas para um determinado cliente podem ser adaptadas para inúmeros outros clientes, e ainda com a possibilidade de uma personalização única, gerando satisfação e superação das expectativas do cliente.

Um dos grandes desafios para os desenvolvedores de sistema é concatenar os objetivos do cliente (visão incompleta do processo) com a execução do software em concordância com a legislação vigorante. É notório que a visão do cliente é muitas vezes inviável para a produção do software, porém, também é notório que o emprego de uma metodologia ágil pode esclarecer e satisfazer o cliente em seus pedidos. Assim como, inúmeras vezes a inviabilidade do processo de desenvolvimento do software está na informação incompleta ou equivocada que vem da etapa inicial da captação do servido do cliente. Como solução dos problemas relatados, iremos aplicar o Scrum em processo de captação e desenvolvimento de software, junto a metodologia iremos atrelar um Briefing[3] bem elaborado para input das informações auxiliando a equipe no conhecimento das necessidades do cliente e na documentação do processo.


2 MÉTODO ÁGIL

De acordo com Schwaber (2007), Scrum vem sendo utilizado para o desenvolvimento de produtos complexos desde o início dos anos 90. Este guia descreve como usar o Scrum para desenvolver produtos. Scrum não é um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos. Ao invés disso, é um framework[4] dentro do qual você pode empregar diversos processos e técnicas. O papel do Scrum é fazer transparecer a eficácia relativa das suas práticas de desenvolvimento para que você possa melhorá-las, enquanto provê um framework dentro do qual produtos complexos podem ser desenvolvidos.

Scrum, que é fundamentado na teoria de controle de processos empíricos, emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar riscos. Três pilares sustentam qualquer implementação de controle de processos empíricos (SCHWABER, 2009, p. 3).

De acordo com Lopes et al (2009), um conjunto de princípios técnicos básicos e de gestão é necessário se a boa prática de Engenharia de Software tiver que ser conduzida. Esses princípios técnicos básicos incluem a necessidade de entender áreas de incerteza de requisitos e de protótipos, além da necessidade de definir explicitamente a Arquitetura do Software e planejar a integração dos componentes.

Lopes et al (2009), enfatiza a importância da comunicação no processo de captação dos clientes, presumindo que o primeiro contato deve obter dados relevantes e exatos a respeito dos objetivos do cliente, e destaca ainda:

Os princípios de comunicação com o cliente focalizam a necessidade de reduzir o ruído e aumentar a afinidade de ideias e pensamentos funcionais entre equipe desenvolvedora e cliente. Todos os princípios de planejamento enfocam em diretrizes para construir o melhor caminho para a obtenção de um sistema ou produto completo. O plano pode ser projetado somente para um único incremento de software, ou pode ser definido para o projeto todo. Independentemente disso, o planejamento deve incluir o que será feito, quem irá fazê-lo e quando o trabalho será completado (LOPES et al, 2009, p. 26).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (321.9 Kb)   docx (274.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com