TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do trabalho academico, modulos

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Módulo 8

10)E

a) A teoria do geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Esta teoria diz que a Terra é o centro e as outras estrelas e o sol giravam em torno dela. Hoje sabemos que a terra gira em torno de si e do Sol, que é atraída pela gravidade do Sol.

b) A teoria do mau sangue foi desmentida pela medicina. Hoje sabemos que as doenças podem ser causadas por algum tipo devírus, ou deficiência de alguma vitamina, ou mesmo uma herança genética entre outros.

c) Alguns crédulos modernos ainda acreditam que se os astros não lhe forem favoráveis, você pode se dar mal, sofrendo um desastre de algum tipo. Hoje sabemos que as causas de desastres naturais, por exemplo, são pela interferência do ser humano no meio ambiente.

d) Muitas culturas antigas concebiam a Terra como plana, incluindo a grega até o período clássico. A noção de uma Terra plana se refere à ideia de que a face habitada da Terra é plana, ao invés de curvada ou esférica.

11) C

Fazer uma observação é entender seu objeto de estudo tanto quanto sua capacidade permite. Ás vezes fazer apenas observações não é suficiente para ter uma boa conclusão. No líquido claro, por exemplo, será necessário realizar alguns testes, físico e químicos, para que a conclusão seja a mais correta possível.

12) B

A declaração feita é uma conclusão. Após realizar um número grande de observações, a conclusão foi que todas as vacas tem quatro pernas. Pode-se observar que a decisão foi em cima da natureza de todas as vacas, ou seja, o normal da anatomia da vaca é que tenha quatro pernas.

13) D

A Hipótese é formulada a partir da análise dos dados. Entre os atributos que são essenciais para que uma conjetura seja uma hipótese científica pode-se citar:

- deve ser relacionada logicamente com a teoria da qual é derivada;

- deve ser tão específica e simples quanto possível; e

- deve ser verificável empiricamente, ou seja, deve sugerir uma pesquisa através da qual possa ser testada.

14) A

A observação pode ou não ser verdade, porém não é considerada uma hipótese científica, pois um dos atributos é que a hipótese deve ser verificável empiricamente, ou seja, deve sugerir uma pesquisa através da qual possa ser testada.

15) E

Se uma sonda, ou todas, não encontrar um planeta habitado, não significa que eles não existem, pois, para ser uma confirmação, todos os planetas do universo devem ser observados.

Não receber sinais não prova que em outros planetas, além da Terra, não existem planetas.

Hoje os equipamentos são sofisticados, porém podem falhar, o que interferiria no recebimento deste sinal.

Apenas receber sinais de algum lugar da Galáxia não prova que há outros planetas, além da Terra, que são habitados. No universo há forças físicas que podem interferir no equipamento, trazendo dúvidas sobre os sinais recebidos.

16) E

A hipótese é testável e refutável, pois em laboratórios é possível criar um ambiente onde não haja a resistência do ar para soltar dois objetos, testando a hipótese.  É refutável, pois durante os testes esta hipótese de que, dois objetos de massas diferentes atingem o solo ao mesmo tempo, pode ser desmentida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com