TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Trabalho Universitário: Metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  3.303 Palavras (14 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................2

MEDIÇÃO......................................................................................................................3

APARELHOS TÉCNICOS DE MEDIÇÃO...................................................................3

ERROS DE MEDIÇÃO..................................................................................................4

CARACTERÍSTICAS ESTÁTICAS DOS INSTRUMENTOS.....................................6

CARACTERÍSTICAS DINÂMICAS DOS INSTRUMENTOS....................................7

CORREÇÃO DOS INSTRUMENTOS..........................................................................7

PAQUIMETRO..............................................................................................................8

ANÁLISE CONSTRUTIVA..........................................................................................9

CARACTERÍSTICAS DO INSTRUMENTO..............................................................10

TIPOS DE PAQUÍMETROS........................................................................................12

ACESSÓRIOS..............................................................................................................12

BIBLIOGRÁFIA..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, seja ele analógico ou eletrônico (digital), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.

A metrologia é a ciência que cuida do estabelecimento e reprodução das unidades de medidas sob a forma de padrões e do desenvolvimento de métodos e meios de medidas. Um dos principais problemas na metrologia é verificar a precisão dos instrumentos e meios de medidas e testa-los para um funcionamento confiável. A medição é um meio de conhecimento da natureza. Sem dúvida, a rentabilidade da produção e a qualidade dos produtos industriais dependem da certeza da medição obtida no processo tecnológico. A indústria energética, química e metalúrgica (entre outras) são inconcebíveis sem o emprego de modernos aparelhos de medição. O controle de processos torna-se cada vez mais importante a fim de melhorar a qualidade dos produtos industriais e elevar o rendimento da produção.

MEDIÇÕES

Medição é a comparação entre uma grandeza sujeita a medição e um certo valor adotado como unidade de referência. O resultado da medição é um número concreto, consistindo de uma unidade de medida e de um número que mostra quantas vezes esta unidade é contida na grandeza medida.

Grandeza = Valor numérico X Unidade de medida

A unidade de medida deve ser reprodutível de uma forma real de modo a ter um alto nível de precisão e perfeição como um padrão absoluto.

Medição direta é aquela cujo resultado é obtido diretamente dos dados experimentais. O valor da grandeza procurado é obtido comparando diretamente com padrões ou através de instrumentos de medida graduados segundo as unidades respectivas. (Ex: Medida do comprimento com uma régua, temperatura através de um termômetro, pressão através de um manômetro).

Medição indireta é aquela cujo resultado é obtido através de medições diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependência conhecida com a grandeza procurada. São utilizadas quando é difícil medir diretamente a grandeza procurada, ou quando a medição indireta produz resultados mais precisos. (Ex: Medida de vazão através da queda de pressão em uma placa de orifícios).

Principio de medição é o conjunto de fenômenos físicos sobre os quais é baseada a medição. (Ex: Medição de temperatura através do efeito termoelétrico).

Método de medição é o conjunto de procedimentos relacionados com a aplicação dos

princípios e os métodos técnicos de medição.

APARELHOS TÉCNICOS DE MEDIÇÃO

São instrumentos construídos de modo a produzir o resultado da medição de uma maneira acessível à percepção direta do usuário.

Eles podem ser analógicos (quando as indicações são uma função contínua da grandeza medida) ou digitais (quando as indicações são sinais discretos e numéricos da grandeza medida).

Aparelhos registradores são aqueles dotados do registro da medida. Quando o aparelho só permite a visualização da medida chama-se aparelho indicador. Quando a grandeza medida é submetida a uma integração no tempo é chamado aparelho integrador.

Transdutores ou convertedores são os aparelhos destinados a produzir, transmitir e/ou adaptar o sinal de medida, sem contudo submete-lo à percepção do usuário.

Transdutor primário ou sensor é aquele submetido à grandeza a ser medida. É o primeiro elemento da cadeia de medição.

Transdutor intermediário ou transmissor é o aparelho destinado a converter o sinal de medida a fim de transmiti-lo à distância.

Aparelhos de medição são aqueles dotados de sensor, transmissor e indicador (ou registrador).

Aparelhos padrões de medida são os aparelhos e os transdutores primários destinados a verificar e a calibrar os aparelhos de medição de uso comum. O erro admissível de um dispositivo padrão deve ser no mínimo 4 a 5 vezes menor do que o do aparelho em ensaio.

ERROS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com