TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Dissertações: Metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Curso de Engenharia Mecânica

Metrologia

Instrumentos Auxiliares de Medição e Calibração.

Nome: RA:

Nome: RA:

Nome: RA:

Nome: RA:

Nome: RA:

Nome: RA:

RESUMO

Instrumentos Auxiliares de Medição e Calibração tem como finalidade facilitar a aferição de peças, gabaritos entre outros, que formam parte de um conjunto intercambiáveis mecânico, ou peças de diversas finalidades e variedades, mantendo excepcionalmente a padronização ISO (International System Organization). Podendo ser fabricadas em diversos países e montadas sem que haja problemas posteriores.

LISTA DE FIGURAS

SUMARIO

INTRODUÇÃO

A produção em serie começou a substituir o trabalho artesanal a partir do século XVIII.

Tratava-se de enfrentar o desafio de aumento do consumo de bens manufaturados, produzir mais de uma forma rápida e econômica.

Peças fabricadas em grande escala perdem a sua individualidade, mas podem ser intercambiáveis, isto é, podem ser trocada uma pelas outras em que percam sua eficiência ou que comprometem a montagem.

Em determinados momentos a fabricação tornava impraticável a inspeção a cada uma das peças produzidas, obrigando as empresas escolherem amostras que servissem de base para o julgamento de todo um lote de produção. Esse e pó controle elástico da qualidade (C.E.Q.).

Esse compartilhamento de responsabilidade não elimina de modo algum o trabalho do controlador de medidas, que continua sendo um profissional mais especializado, manuseando desde réguas a esquadros, paquímetros entre outros.

Desempenos

APLICAÇÕES E CARACTERISTICAS.

Refere-se a uma base plana que é utilizada como referencia para medir peças e traçado de altura com graminho. Bastante utilizado para verificação de planicidade

Existem vários símbolos que podem ser indicados em um desenho técnico, podendo ser ele indicativos de tolerância geométrica entre outros acabamentos, mas neste caso o símbolo de planicidade ou planeza esta sendo utilizado.

Pelo conhecimento adquirido em trabalhos práticos, existem mesas de desempenos em diversos tamanhos e modelos, com furos passantes, ou roscas para fixar prisioneiros, isso tudo depende simplesmente da necessidade da empresa, onde podem ser diversificados os instrumentos auxiliares para verificação de dimensões e calibrações de peças, sendo estes maquinas tridimensionais que fazer a medição por toque através de braços articulados e pontos por esferas a laser.

REGUAS

APLICAÇÕES E CARACTERISTICAS.

Régua Graduada ou escala é uma lamina de aço, geralmente inoxidável, graduada em unidades do sistema métrico ou inglês. “É utilizada para medidas lineares que adimitem erros superiiores a menor graduação da régua, que normalmente equival a 0,5mm ou 1/32”.

As mais comuns são as de 150mm (6”) e 300mm (12”).

De modo geral, uma escala confiável deve apresentar bom acabamento, bordas retas e bem definidas e faces polidas.as réguas de manuseio constante deve ser de aço inoxidável ou de metal tratado termicamente. A retitude e o erro Maximo adimisivel das divisões obedecem a normas internacionais.

Existem Cinco tipos de régua graduada: sem encosto, com encosto, de encosto interno, de encosto externo de dois encostos e de profundidades.

Régua sem encosto.

Utilizada na medição de peças planas com ou sem face de referencia. Neste caso deve-se subtrair o valor do ponto de referencia.

Régua com encosto

Destinada a medição de comprimento a partir de uma face externa, utilizada como encosto.

Regua de incosto interno.

Destina-se a medição de peças que apresentam faces internas de referencia.

Regua de dois encosto

Dotada de duas escalas: uma com referencia interna e outra com referencia externa. É utilizada principalmente pelos ferreiros.

Régua de profundidade.

Utilizado na medição de canais ou rebaixos internos.

Esquadros.

Os esquadros são instrumentos de verificação em forma de ângulo reto, construídos de aço carbono retificado as vezes, temperado, e com as superfícies de trabalho e fios lapidados.

Esse tipo de instrumento, e composto por laminas de aço em forma de “L”. É usado para traçar retas perpendiculares ou verificar ângulo de 90º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com