TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Régua Graduada - Metrologia

Pesquisas Acadêmicas: Régua Graduada - Metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  4.288 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

O objetivo deste relatório é identificar os conceitos, graduação e como trabalhar com o equipamento de medição industrial denominado Régua Graduada.

História

A necessidade de medir as coisas é antiga e como ter referencias para que seja executada as tarefas com um padrão estabelecido foi sendo cada vez mais necessária. Então se fora criada como referencia uma régua na qual ficava ao centro da cidade e que apresentava as medidas do rei atual, medidas estas sendo Polegadas, Jardas, Pés, Braças, Passos, Palmos, Côvado e Cúbito.

Porem a cada vez que o rei é trocado a medição deveria ser refeita, tornando-se padrão as medidas do próximo rei. Sendo assim cada vez que haja algum rei com medidas diferentes os projetos anteriores estavam fora do padrão estabelecido atualmente.

Foi a partir desta ideia que foi padronizada as medidas para um padrão no qual pode ser seguido até hoje.

Varias medições foram criadas não tendo somente as partes do corpo humano como referencia, como por exemplo um dos mais utilizados, o Metro, no qual tomou como referencia o meridiano terrestre.

Um Metro equivale à décima milionésima parte de um quarto do hemisfério terrestre, e o que utilizaremos como referencia nos objetos aqui vistos.

As figuras abaixo ilustram o sentido deste texto.

Instrumentos de medição

Réguas Industriais

As réguas que atualmente mais utilizadas em carácter industrial são as réguas graduadas, as réguas articuladas e as trenas.

As figuras abaixo mostram alguns exemplos de réguas industriais, para que ilustre o tema inicialmente.

As réguas serão tratadas individualmente abaixo:

Réguas Graduadas

As réguas graduadas são constituídas normalmente de aço-carbono ou aço-inoxidável e se apresentam em formato de lâmina. Esta lâmina pode estar em escala de milímetros (mm) e centímetros (cm), conforme o sistema internacional, ou poderá vir graduada no sistema inglês, polegadas (pol) ou polegadas fracionárias.

Esta régua é utilizada nas medições com um erro adimissivel sendo superior à menor graduação, normalmente essa graduação equipara-se a 0,5 mm ou 1/32”.

É comumente encontrada nas seguintes dimensões:

 150 mm;

 200 mm;

 250 mm;

 300 mm;

 500 mm;

 600 mm;

 1000 mm;

 1500 mm;

 2000 mm;

 3000 mm;

 As dimensões mais utilizadas em oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").

As figuras abaixo (A) e (B), demonstram a sua utilização, conforme o desenho (A), a régua é sem encosto e é levada a medição de um ponto ao outro.

Na figura (B), o encosto é utilizado como referencia, no qual é destinado a medições de uma face externa como encosto.

Para que haja melhor aproveitamento do produto, certas particularidades deverão ser observadas, como o acabamento, bordas retas e bem definidas, faces polidas, se o seu material é tratado termicamente, verificar possíveis deformidades e sua escala se está bem definida e gravada no instrumento.

CONSERVAÇÃO

• Evitar que a régua caia ou a escala fique em contato com as ferramentas comuns de trabalho;

• Evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com