TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microcontrolador

Trabalho Escolar: Microcontrolador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

HISTÓRIA DO MICROCONTROLADOR.....................................................................5

MICROCOMPUTADOR, MICROPROCESADOR E MICROCONTROLADOR............7

ARQUITETURA DOS MICROCONTROLADORES.....................................................9

CONCLUSÃO.............................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Os microprocessadores são encontrados em todos eletrodomésticos, desde o mais simples como um brinquedinho de criança ou uma calculadora até coisas mais complexas como o próprio computador, televisão, rádio, etc.

Neste trabalho falaremos sobre a história dos microcontroladores e microprocessadores, suas diferenças e suas arquiteturas. Começaremos com um pouco de história, contando a origem e todo o desenvolvimento dos microcontroladores até chegar a um computador completo, passando pelo microprocessador. Na sequência falaremos sobre as diferenças e as utilizações de cada um deles. E por ultimo detalharemos as arquiteturas existentes que são Von Neumann e Harvard e também a diferença entre Risc e Cisc.

HISTÓRIA MICROCONTROLADOR

“As situação que se apresenta hoje no campo dos microcontroladores têm suas origens no desenvolvimento da tecnologia dos circuitos integrados. Este desenvolvimento tornou possível colocar centenas de milhares de transistores num único chip. Isso constituiu um pré-requisito para a produção de microprocessadores, e os primeiros computadores foram construídos adicionando periféricos externos tais como memória, linhas de entrada e saída, temporizadores e outros. Um crescente aumento do nível de integração permitiu o aparecimento de circuitos integrados contendo simultaneamente processador e periféricos. Foi assim que apareceu o primeiro chip contendo um microcomputador e que mais tarde haveria de ser chamado de microcontrolador” (SILVA).

Este desenvolvimento tornou possível colocar centenas de milhares de transistores num único chip. Isso constituiu um pré-requisito para a produção de microprocessadores, e os primeiros computadores foram construídos adicionando periféricos externos tais como memória, linhas de entrada e saída, temporizadores e outros.

Um crescente aumento do nível de integração permitiu o aparecimento de circuitos integrados contendo simultaneamente processador e periférico. Foi assim que apareceu o primeiro chip contendo um microcomputador e que mais tarde haveria de ser chamado de microcontrolador. Em 1969, uma empresa japonesa chamada BUSICOM iniciou um projeto para uma calculadora eletrônica.

A história do microprocessador data a partir deste projeto. Esta empresa enviou para os Estados Unidos uma equipe de engenheiros responsáveis pelo projeto à procura de Marcian Hoff, da Intel Corporation. Marcian Hoffque já tinha experiência com computadores e vislumbrou de forma diferente aquele projeto. Ele pensou de que ao invés de desenvolver um chip que somente seria uma calculadora, desenvolver algo que funcionasse de acordo com um programa.

Após a compra da licença da empresa japonesa, em 1971, a Intel lança o seu primeiro processador de 4 bits, denominado 4004. Esse foi o primeiro processador de 4 bits e conseguia processar 6000 operações por segundo (6kHz). Já no próximo ano, mais precisamente em Abril de 1972, a Intel anuncia o seu primeiro processador de 8 bits, o 8008. Este processador, além de ter um barramento de dados maior, conseguia processar até 300000 operações por segundo.

Nesta mesma época, já começam a aparecer os primeiros concorrentes da Intel, sendo a primeira a Motorola Corporation. Ela lança o 6800. Um engenheiro da Motorola sai da empresa e entra para a MOS Technology que em 1975, lança o 6501 e o 6502 por um preço muito mais abaixo do que os processadores da Intel e Motorola. A Motorola lança um processo contra a MOS Technology e contra o engenheiro que saiu da Motorola para a concorrente.

A MOS fica impossibilitada de comercializar o 6501, porém o 6502 continua a sua venda normalmente. Devido ao baixo custo do 6502, este se torna rapidamente utilizado pelo mercado nos computadores Apple, Comodore e até no Atari! A MOS chegou a vender até 15 milhões de processadores por ano, porém foi comprada por um grupo de empresas como a Rockwell, Ricoh e Comodore.

Outro engenheiro, porém da Intel, saio corporação e fundou sua própria empresa, a Zilog. Em 1976, a Zilog lança o Z80, que era compatível com 8080 da Intel e apresentava inúmeras vantagens frente a este. Uma das grandes vantagens do Z80, é que este além de ser totalmente compatível com o 8080, conseguia rodar os programas já desenvolvidos para este processador com muito mais vantagens. Neste mesmo ano, a Intel lança uma versão melhorada do 8080, chamada 8085, porém o Z80 ainda era tão superior a este que se tornou praticamente padrão de mercado em processadores.

“O desenvolvimento dos modelos mais recentes de microcontroladores utilizando a arquitetura Harvard e o uso de Instruções Reduzidas (RISC – Reduced Instruction Set Computers) levou aos componentes comercializados pela Microchip (PIC), Motorola (MSP), STMicroelectronics (ST7) e outros” (SILVA).

MICROCOMPUTADOR, MICROPROCESADOR E MICROCONTROLADOR

“O Microprocessador ou CPU (Unidade Central de Processamento) é um circuito integrado eletrônico muito complexo que pode conter de alguns milhões de transistores. Os transistores internos ao microprocessador constituem os mais diversos circuitos lógicos, como registradores, decodificadores e contadores. Estes inúmeros circuitos lógicos arranjados em estruturas complexas dão ao microprocessador a capacidade de executar operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com