TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um microcontrolador

Artigo: O que é um microcontrolador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

O que é um microcontrolador?

Um microcontrolador é um computador. Todos os computadores (independentemente de ser um computador de mesa (desktop), um grande mainframe ou um microcontrolador) possuem várias características em comum:

• Todos os computadores possuem uma CPU (unidade de processamento central) que executa programas. Se você está sentado agora em seu computador lendo este artigo, a CPU dessa máquina está executando um programa para implementar o navegador Web que está exibindo a página;

• A CPU carrega o programa de algum lugar. Em um computador de mesa, o programa de navegação é carregado a partir do disco rígido;

• O computador possui memória RAM (memória de acesso aleatório) onde ele pode armazenar "variáveis";

• O compuatdor também tem alguns dispositivos de entrada e saída para interagir com as pessoas. Em um computador de mesa, oteclado e mouse são dispositivos de entrada e o monitor eimpressora são dispositivos de saída. O disco rígido é um dispositivo de E/S: ele manipula tanto a entrada como a saída.

Um computador de mesa é um computador de propósito geral que pode executar milhares de programas diferentes. Os microcontroladores são computadores de propósito específicos. Existem outras características que definem os microcontroladores e se um computador combinar a maioria delas pode ser chamado de "microcontrolador".

• Eles são "embutidos" no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto. Outro nome para o microcontrolador, portanto, é controlador embutido.

• Os microcontroladores são dedicados e executam um programa específico. O programa é armazenado na memória ROM (memória apenas de leitura) e geralmente não muda.

• Microcontroladores geralmente são dispositivos de baixa potência. Um computador de mesa é quase sempre ligado na tomada e pode consumir 50 watts de eletricidade. Um microcontrolador alimentado por bateria pode consumir 50 miliwatts.

• Um microcontrolador possui um dispositivo dedicado de entrada (mas nem sempre) e geralmente possui um pequeno LED ou visor LCD de saída. Um microcontrolador também obtém a entrada do dispositivo que está controlando e o controla enviando sinais a diferentes componentes desse dispositivo.

Por exemplo, o microcontrolador de uma TV obtém a entrada a partir do controle remoto e exibe a saída na tela da TV. O controlador controla o seletor de canais, o sistema de alto-falantese determinados ajustes nos componentes eletrônicos do tubo de imagem (como saturação e brilho, por exemplo). A unidade de controle de motor em um carro obtém a entrada a partir de sensores como os sensores de oxigênio e detonação e controla a mistura de combustível e temporização das velas, por exemplo. Um controlador de forno microondas obtém a entrada a partir de um teclado, exibe a saída em um visor LCD e controla um relé que liga e desliga o gerador de microondas.

• Um microcontrolador geralmente é pequeno e barato. Os componentes são escolhidos para minimizar o tamanho e serem os mais econômicos possíveis.

• Um microcontrolador geralmente é feito para ser mais robusto de alguma forma.

O microcontrolador que controla um motor de carro, por exemplo, tem que trabalhar em temperaturas extremas que um computador normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com