TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft - Desafio Do Mundo Pós-PC

Exames: Microsoft - Desafio Do Mundo Pós-PC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho, visa mostrar o desenvolvimento e montagem de estratégicas no mercado competitivo existente, traçando planos de ação, Marketing e demais funções.

4

2. PESQUISA DE MERCADO

2.1 Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

No mercado atual as transformações de informação e produtos vêm acontecendo com muita rapidez sendo assim, a Microsoft poderia buscar conhecer as necessidades dos consumidores para oferecer produtos que atendam a suas necessidades, se tornando um grande diferencial competitivo. A pesquisa é um ponto não só para o Marketing como também para o planejamento estratégico da empresa. Desenvolvendo estratégias de nível tático que visa programar e controlar todo o processo de crescimento e aceitação do determinado produto, conhecendo assim os pontos fortes a serem atingidos e os pontos francos a serem corrigidos.

2.2 Em sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

A empresa acabou se acomodando devido à aceitação dos seus produtos no mercado, com isso no decorrer do tempo à empresa acabou ficando estagnada. Faltou-lhe um olhar critico para o que aconteceria no ambiente externo, quais mudanças e perspectivas de mercado, quais eram as ações dos concorrentes, como estava o perfil dos consumidores bem como suas expectativas e com isso, tomar ações voltadas ao desenvolvimento e ou aprimoramento de produtos.

3. MARKETING

1.1 Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

O marketing é um todo integrado em que várias partes interagem entre si para apresentar um resultado. Para isso é preciso à criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles. Se o

5

profissional de marketing entender as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços que ofereçam valor superior e definir preços, distribuir os produtos e promovê-los de maneira eficiente, esses produtos serão vendidos com facilidade. Com a análise de concorrência é possível visualizar os pontos fortes e fracos da organização e este visa trazer informações para que os pontos fracos possam ser minimizados, pois o negócio que não se destaca dos demais pode acabar sufocado perante o mercado. Sendo assim com o posicionamento de mercado é possível identificar as expectativas do publico alvo desenvolvendo uma estratégia de diferenciação de produtos onde o consumidor analisa e compara os produtos definindo o que lhe é melhor.

1.2 Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. O produto deve, obrigatoriamente, ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas. De acordo com Griffin (2001, p. 228), o produto é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram. Primeiramente, eles podem consistir de atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados aos serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis.

1.3 "Seja qual for à estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

As principais ferramentas que compõem o Mix de Comunicação são:

a) Propaganda - Propaganda é a técnica de comunicação de massa paga, tem como objetivo fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas aos anunciantes, geralmente utilizada para vender produtos ou serviços podendo se utilizar das mídias eletrônica, impressa, externa e alternativa. A propaganda apresenta uma promoção de ideias, mercadorias ou serviços. Faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante.

b) Relações Públicas - É uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.

c) Venda Pessoal – esta diretamente relacionada ao contato, interação face a face,

6

dialogo, customização atinge um numero mais limitado de pessoas, busca cativar e até fidelizar clientes com programas de pós-vendas.

d) Marketing Direto - É uma ferramenta de comunicação que procura atingir o consumidor de forma específica, direta e interativa, de maneira inovadora, para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. Para ser eficiente é preciso atingir os 03 O’s Organização do Mailing “definição de publico alvo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com