TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem De Sistemas

Exames: Modelagem De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DA DISCIPLINA:

 Modelagem de sistemas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CÓDIGO:

CCT0071

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 

 Atividade Estruturada – Estudo de Caso – Desenvolvimento de projeto

OBJETIVO:

Metodologia

A atividade estruturada de Modelagem de Sistemas tem como objetivo possibilitar o aluno a relacionar os conteúdos trabalhados na disciplina, vivenciando o desenvolvimento de um projeto com a utilização completa dos modelos, técnicas e ferramentas apresentadas.

A avaliação tem o formato similar ao desenvolvimento de um projeto, onde o aluno é o analista de negócios e o professor o cliente. O aluno inicia o desafio a partir de um texto de motivação onde pode compreender o ambiente e os cenários que atendem ao negócio apresentado. A partir da compreensão do cenário exposto, o aluno elabora propostas de solução aos problemas apresentados, para serem analisadas e escolhidas pelo professor-cliente. Em seguida o aluno constrói os modelos à medida que o conteúdo da disciplina evolui.

A atividade é composta por quatro etapas. O aluno desenvolve estas etapas ao longo do semestre letivo. O início da atividade é juntamente com o início do período letivo e a entrega da primeira etapa é na 4ª aula do semestre, um mês após o início das aulas, para o professor escolher as soluções adequadas para o projeto. A segunda etapa é entregue na 8ª. Nesta etapa o aluno apresenta os modelos de diagrama de caso de uso e diagrama de classe e o professor deve escolher os casos de uso e classes para desenvolvimento da descrição de caso de uso, diagramas de interação e diagrama de estado. Não é necessário descrever todos os casos de uso, pois não é intenção a repetição, mas sim a compreensão e o aprendizado. A terceira etapa é entregue na 12ª aula para acompanhamento e correção e, finalmente a última etapa do projeto é entregue na 16ª aula. Para essa última entrega o projeto deve estar completo.

As próximas seções detalham os passos a serem seguidos. O professor deve definir a pontuação adequada para compor a avaliação como instrumento de avaliação.

Leia o Texto Abaixo

Atendimento Help Desk

A empresa moderna preocupa-se com a questão da sustentabilidade e busca desenvolver suas atividades com procedimentos que levam a otimização de recursos e tempo, reduzindo assim o consumo de energia elétrica, papel, dentre outros. A economia que se conquista pode parecer pouca, mas se for considerado o número de empresas que participam desta colaboração, atitudes como essas alteram os caminhos e definem uma situação mais favorável para a sobrevivência do planeta. A empresa proponente do estudo de caso apresentado abaixo acredita que, com a otimização de seus procedimentos de atendimento a usuários poderá não mais fazer horas extras, economizando luz, e reduzirá o excesso de burocracia estabelecida através de diversos procedimentos manuais realizados durante o atendimento, como o uso de blocos de anotações.

O sistema consiste no registro e acompanhamento de suporte técnico a usuários internos. Atualmente os atendimentos são realizados com atrasos e existem muitas situações em que tarefas do negócio sofrem atrasados em função da falta de assistência eficiente, o que nos leva a acreditar em um procedimento de prioridade para o atendimento.

O atendimento funciona da seguinte maneira: O contato do cliente é realizado pelo telefone. O atendente quando atende o cliente anota os dados dos atendimentos, informando nome do cliente, tipo de problema, a máquina e o sistema utilizado e analisa a solução verificando se já tem solução para o problema apresentado, em um bloco de anotações existente no setor para esse fim. O atendimento pode ser local ou por telefone, dependendo da gravidade do problema. Ao final do atendimento são registradas as atividades desenvolvidas. Havendo necessidade de substituição de peça o estoque é verificado. Caso não tenha a peça é emitida uma ordem de serviço (OS) para compra. Resolvido o problema o atendente fecha o atendimento colocando no histórico do cliente a duração do atendimento solicitado.

O gerente de atendimento verifica semanalmente a performance de seus atendentes para manter o equilíbrio de atendimento. Com a nova sistematização pretende-se gratificar o atendente a partir da sua produção.

A empresa deseja um sistema inovador que ofereça agilidade no atendimento, classificação dos tipos freqüentes de atendimento, medição da duração dos atendimentos, além da performance dos atendentes.

Você foi escolhido para desenvolver este projeto e, são esperadas propostas inovadoras para o setor ganhar o prêmio anual de Excelência em Qualidade oferecido pela empresa. O prêmio rende aos funcionários do setor o 14º salário.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Entender os processos de desenvolvimento.

Desenvolver potencial de análise de problemas e apresentação de soluções.

Entender a ligação entre os modelos propostos pela UML.

Conhecer os passos de análise e projeto de sistema.

DESENVOLVIMENTO:

 A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com